A temporada de 2024 do MotoGP foi de altos e baixos para a KTM. O construtor começou com três pódios seguidos, mas depois do GP das Américas só conseguiu mais três resultados no top três.
A RC16 não foi uma moto à altura das Ducati e, em algumas corridas, ficou até aquém da Aprilia. Algo que não estava nas expectativas da KTM, que pretendia entrar, finalmente, na luta pelos títulos.
Apesar das dificuldades e dos resultados aquém do pretendido, o diretor de equipa, Francesco Guidotti, enalteceu o comportamento dos pilotos e de toda a estrutura, ao não baixarem os braços:
– Penso que o comportamento dos pilotos foi o certo, eles nunca desistiram. Nós, como técnicos e gestores, também nunca desistimos, mas realisticamente não estivemos no modo de luta. Portanto, tivemos de rebobinar o filme e começar outra vez.
Numa entrevista ao site oficial do campeonato, Guidotti acrescentou: ‘Na parte final da temporada, fora da Europa, conseguimos ver a KTM no topo consistentemente – com algumas quedas, alguns incidentes’.