• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 25, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Novos quadros em fibra de carbono são complicados de desenvolver, segundo Nicolas Goyon: ‘Há protocolos bastante rigorosos; Há que ganhar experiência’

by Redação
Abril 5, 2024
in Desporto
0
Novos quadros em fibra de carbono são complicados de desenvolver, segundo Nicolas Goyon: ‘Há protocolos bastante rigorosos; Há que ganhar experiência’

Fonte:© Rob Gray/Polarity Photo

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A KTM está a inovar no MotoGP e este ano tem apostado num chassis em fibra de carbono e para já os resultados têm sido positivos, ainda que tudo esteja envolvido em muita pesquisa e análise, sobretudo depois de cada queda sofrida pelos seus pilotos. Nicolas Goyon admite que estão a ser efetuadas constantes análises e há um trabalho extra por parte de todos os envolvidos.

Em entrevista com o Paddock-GP, o Team Manager da Red Bull GASGAS Tech3 falou sobre como tem sido desenvolvido o trabalho por parte da estrutura austríaca sobre este conceito ainda relativamente «fresco»: ‘É verdade que ainda é muito recente e, na Pierer Mobility, ninguém tem a experiência necessária para estar completamente confiante em relação a este novo material. Por isso, o que acontece é que temos protocolos de verificação do chassis bastante rigorosos. Grosso modo, assim que há um problema percetível, uma queda ou algo do género, somos instruídos para mandar verificar o quadro’.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

KTM está de volta e celebra nova fase da vida, em vídeo

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

Esta análise e trabalho suplementar é exigente mas tudo leva a crer que é algo natural nesta fase do desenvolvimento e que eventualmente deverá acalmar: ‘Por isso, é evidente que, para os técnicos, é muito mais restritivo do que antes, porque temos de desmontar muito mais vezes e, possivelmente, mudar o chassis muito mais do que antes. Por isso, a ideia é ganhar experiência. E depois, a pouco e pouco, imagino que, se não tivermos problemas de maior, também vamos relaxar em relação a estes controlos’.

Goyon fez inclusivamente um paralelismo com uma experiência recente até: ‘Se repararmos bem, passámos por um processo semelhante quando tivemos os primeiros braços de carbono, e agora é a mesma coisa. Era algo novo no início, éramos muito, muito restritivos em relação à quilometragem, aos controlos, etc., e depois ganhámos experiência e percebemos que, em alguns casos, podíamos relaxar um pouco. Por isso, é claro que, se houver um grande acidente, vamos sempre desmontá-lo e enviá-lo para ser verificado. Aqui, fazem radiografias e toda uma série de análises para o verificar e, se tudo estiver bem, enviam-no de volta para nós’.

E é no quartel general, em Mattighofen, que grande parte do trabalho é feito, explicou: ‘Sim, na maior parte dos casos, sim. São enviados para a Áustria porque requerem raios X e equipamento que não temos necessariamente nos circuitos’.

Tags: 2024DesportoKTMMotoGPNoticias

Related

Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

Marc Márquez incendiou a discussão em torno da temporada de MotoGP de 2026, deixando antever um cenário empolgante que vai muito além da pista. Enquanto as batalhas intensas...

Read moreDetails

Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

O desafio Dakar Future Mission 1000, criado em conjunto com a edição de 2024, oferece a todos os preparadores e fabricantes que pretendam experimentar tecnologias inovadoras em termos...

Read moreDetails

Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

O Águeda Action Club - ACTIB realizou eleições no passado dia 12 de dezembro, reconduzindo Tiago dos Santos Silva na presidência da Direção para um novo mandato de dois anos. A eleição...

Read moreDetails

A noite louca de Andrea Iannone antes da vitória histórica com a Ducati no MotoGP

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
A noite louca de Andrea Iannone antes da vitória histórica com a Ducati no MotoGP

O lado mais escondido do MotoGP: a confissão chocante de Andrea Iannone sobre a noite da vitória! No mundo do MotoGP, poucas histórias são tão surpreendentes como a...

Read moreDetails

Raúl Fernández afastado do desenvolvimento da Aprilia em 2025: o que correu mal para a estrela do MotoGP?

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Raúl Fernández afastado do desenvolvimento da Aprilia em 2025: o que correu mal para a estrela do MotoGP?

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

TT 2026 com calendário e novidades

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
TT 2026 com calendário e novidades

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2026 já se encontra definido, contando novamente com sete rondas a disputar de norte a sul do país entre finais de fevereiro e...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.