• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Desporto

Novo sistema de concessões no MotoGP foi aprovado

by Redação
Novembro 28, 2023
in Destaque Desporto
0
Novo sistema de concessões no MotoGP foi aprovado

Fonte:© Lukasz Swiderek / PSP

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Foi aprovado e revelado o novo sistema de concessões de desenvolvimento no MotoGP, que terá efeitos já a partir do dia de testes que amanhã se realiza em Valência. As regras passaram pelo crivo da Comissão de Grandes Prémios.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

O sistema regula os dias de testes e pilotos, a quantidade de wildcards, motores e pneus, assim como as especificações e congelamentos de motores, atualizações aerodinâmica. Os construtores são classificados em quatro grupos (A, B, C e D) conforme a percentagem de pontos máximos possíveis para estarem em cada janela.

Há duas janelas nas quais o desempenho é avaliado: da primeira à última ronda de uma época e desde a primeira ronda após a proibição de testes de verão até à última prova antes da proibição de testes no verão da temporada seguinte. Desta forma, as concessões podem ser adquiridas ou perdidas mais rapidamente, o que tenciona equilibrar mais o nível competitivo.

Se um construtor mudar de grupo durante a segunda janela, serão logo alterados os limites de pneus de testes, os pilotos que podem rodar em testes privados, o número de wildcards permitidos, assim como as atualizações aerodinâmicas. No caso de ser uma descida do grupo C para o grupo D, é aumentada a permissão de motores, concedida a especificação de motor livre e mais uma atualização aerodinâmica caso uma anterior seja descartada. Já se uma equipa subir do grupo D para o grupo C, só na época seguinte é reduzida a quantidade de motores permitida e entra em vigor o congelamento de motor se até ao fim da temporada esse construtor não voltar ao grupo D.

Estes serão os moldes das concessões com o novo sistema:

  • Grupo A (Igual ou superior a 85% dos pontos)
    • Pneus de testes 170
    • Testes privados: Só com pilotos de testes
    • Testes em circuitos de GP: 3
    • Wildcards: 0
    • Motores por época: 7 ou 8
    • Especificação do motor: Congelada
    • Atualizações aerodinâmicas: 1
  • Grupo B (Entre 60% e 85% dos pontos)
    • Pneus de testes 190
    • Testes privados: Só com pilotos de testes
    • Testes em circuitos de GP: 3
    • Wildcards: 3
    • Motores por época: 7 ou 8
    • Especificação do motor: Congelada
    • Atualizações aerodinâmicas: 1
  • Grupo C (Entre 35% e 60% dos pontos)
    • Pneus de testes 220
    • Testes privados: Só com pilotos de testes
    • Testes em circuitos de GP: 3
    • Wildcards: 6
    • Motores por época: 7 ou 8
    • Especificação do motor: Congelada
    • Atualizações aerodinâmicas: 1
  • Grupo D (Menos de 35% dos pontos)
    • Pneus de testes 260
    • Testes privados: Livres
    • Testes em circuitos de GP: Qualquer circuito
    • Wildcards: 6
    • Motores por época: 9 ou 10
    • Especificação do motor: Livre
    • Atualizações aerodinâmicas: 2

Os wildcards nos grupos C e D não estão sujeitos ao congelamento da especificação de motor, havendo um limite de três wildcard antes da proibição de testes no verão e outros três depois desse período. Quanto às atualizações aerodinâmicas do grupo D, apesar de serem duas, é necessário descartar uma especificação anterior.

Tags: 2023DesportoMotoGPNoticias

Related

Autódromo do Algarve forma dezenas de novos comissários de pista

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Autódromo do Algarve forma dezenas de novos comissários de pista

O Autódromo Internacional do Algarve, através do AIA Motor Clube, realizou este sábado uma ação de formação destinada a novos comissários e outros no ativo. Palco das provas...

Read moreDetails

Barcelos acolheu arranque do Nacional de Trial com triunfo de Diogo Vieira

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Barcelos acolheu arranque do Nacional de Trial com triunfo de Diogo Vieira

O Campeonato Nacional de Trial arrancou estre fim de semana em Barcelos, mais concretamente em Oliveira junto do Santuário de Nossa Senhora do Facho – com corridas interessantes...

Read moreDetails

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

António Maio ganhou este fim de semana o XXXVII TH Clothes Raid Ferraria na classe Trail, a bordo da Yamaha Ténéré 700 neste seu novo projeto com a...

Read moreDetails

Emoções fortes no arranque do Nacional de Flat Track em Chaves

by Bernhard Cousin
Maio 21, 2025
0
Emoções fortes no arranque do Nacional de Flat Track em Chaves

Chaves serviu de palco ao arranque da nova época do Campeonato Nacional de Flat Track – na oval do estádio da Associação Desportiva Flaviense no passado dia 17...

Read moreDetails

Poderá o futuro de Jonathan Rea passar por uma Ducati no WSBK?

by Redação
Maio 21, 2025
0
Poderá o futuro de Jonathan Rea passar por uma Ducati no WSBK?

© photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Pirelli no MotoGP… e Michelin no WSBK em 2027

by Redação
Maio 21, 2025
0
Pirelli no MotoGP… e Michelin no WSBK em 2027

PhotoPSP.com

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.