Ontem durante os testes de MotoGP em Misano os pilotos tiveram a oportunidade de testar o novo sistema de rádio comunicação que deverá de ser implementado na categoria no próximo, mas Fabio Quartararo explicou que apesar da ideia ser boa, na prática ter uma boa capacidade de perceção sobre as comunicações propriamente ditas foi difícil.
O francês começou por abordar o tema à imprensa e embora tenha deixado elogios, explicou que foi difícil ouvir com claridade: ‘Não consegui ouvir quase nada. Há muito tempo que estamos a trabalhar nisto e acho que é uma ótima ideia, são muitos pontos de vista. Ainda temos problemas, mas cada passo que damos funciona um pouco melhor. Mas com o ruído da moto é difícil ouvir bem qualquer coisa, esse é o aspeto mais complicado’, referiu.
Quartararo explicou ainda que existem momentos em que é melhor simplesmente os pilotos estarem sossegados e concentrados no que estão a fazer, e que existem outras alturas em que simplesmente ouvir… é quase impossível mesmo:
– O mais complicado é ouvir bem as coisas. Fiz coisas como um, dois, três. Nas curvas rápidas, diria que é melhor não tentar falar com ninguém. Diria que é estranho ouvir a voz de alguém enquanto se está na moto, especialmente porque na reta não se ouve nada por causa do ruído, enquanto se começa a ouvir quando se aproxima a travagem. Mas nesse momento temos de estar muito concentrados, por isso diria que é preciso melhorar um pouco o volume do som.