A Ducati lançou uma nova Panigale V2 para 2025, e Marc Márquez vai ter este novo modelo. O espanhol é, pela primeira vez, piloto da equipa de fábrica do construtor no MotoGP.
Depois de experimentar a V2 S em janeiro ficando surpreendido, a Ducati decidiu oferecer-lhe a moto por ocasião do seu 32.º aniversário, celebrado esta segunda-feira (17 de fevereiro).
Novo motor V2
Esta Ducati Panigale V2 S tem um novo motor V2 890 centímetros cúbicos, capaz de debitar 120 cv de potência e 93,3 Nm de binário. Cumpre as normas Euro 5+ e é o mais leve já produzido pelo construtor com apenas 54,4 kg.
Está associado a uma caixa de seis velocidades com Ducati Quick Shift (DQS) 2.0. Para os mais jovens ou detentores de carta de condução A2, está disponível uma versão limitada a 35 kW (43,5 cv) de potência.
Quadro e ciclística
A Panigale V2 S de 2025 tem um quadro do tipo monocoque em alumínio, com sub-quadro fabricado no mesmo material, havendo um novo braço oscilante de duplo lado fixado diretamente ao motor.
À frente, encontra-se uma forquilha Öhlins NIX30 totalmente aajustável eletronicamente, sendo também a Öhlins a fornecer o amortecedor traseiro e o amortecedor de direção.
A moto, que pesa apenas 175 kg, dispõe de travões com dois discos, pinças monobloco M50 da Brembo e quatro pistões à frente; e um disco e pinça Brembo e dois êmbolos atrás. As jantes medem 17 polegadas e calçam pneus Pirelli.
Design baseado na Panigale V4
A Ducati decidiu dotar a Panigale V2 com linhas similares à V4, com um tamanho compacto e desenho aerodinâmico. O depósito de combustível recorda o da Panigale V4, a carenagem e o para-brisas são muito estreitos e o guiador é um pouco mais alto do que na versão anterior da V2. A cor é o famoso vermelho Ducati Red.
Eletrónica
Ao nível da eletrônica, é possível encontrar os modos de condução (Race, Sport, Road e Wet), selecionáveis através do novo painel de instrumentos TFT de cinco polegadas.
A mais recente versão da IMU de seis eixos é a base do funcionamento do Cornering ABS, controlo de tração Ducati Traction Control (DTC), controlo de cavalinho Ducati Wheelie Control (DWC), controlo de arranque Ducati Power Launch e limitador de velocidade em boxes Ducati Pit Limiter.
A moto dispõe, ainda, de controlo do travão motor (EBC), além do já mencionado DQS 2.0. A iluminação é totalmente em LED, e o assento é para o condutor mas há, como acessório, kit para passageiro.