No próximo ano, a nova BMW R 1300 R vai ser introduzida. É uma naked desportiva de alta cilindrada, e aos poucos os pormenores começam a surgir de forma não oficial.
De acordo com o site Motorrad Online, os planos passam por iniciar a produção já em abril. A moto terá um motor boxer de 1.300 centímetros cúbicos – o da R 1300 GS, que debita 145 cv de potência e 149 Nm de binário. É expectável que a BMW dote este modelo com a nova transmissão automática ASA, como opção.
A forquilha dianteira é uma telescópica invertida, não sendo usado o sistema Telelever – por motivos de espaço e de design. Mas atrás há um sistema Paralever, com braço oscilante e suporte de mola central. O quadro mudará para perfis de aço, sendo possivelmente complementado por um quadro traseiro aparafusado fabricado em alumínio.
Os dados técnicos citados pelo já mencionado órgão apontam para um peso de 239 kg, numa moto cujo depósito tem capacidade para 17 litros de combustível. A altura do assento será de 810 milímetros, e o pneu traseiro será ligeiramente mais largo (190/55 ZR 17) por comparação com o da R 1250 R.