As baterias são um componente essencial no que toca aos veículos elétricos, e dois dos aspetos que mais concentram as atenções no desenvolvimento são o peso, tempo de carregamento algo prolongado e a autonomia: que ainda é algo limitada por comparação com o que oferecem os tradicionais motores a combustão, quer em motociclos, quer em automóveis.
A Samsung apresentou agora uma bateria de estado sólido que promete vir a responder a estes desafios. Com quase o dobro da densidade energética das baterias atuais para veículos elétricos (500 watts-hora por quilograma), permitirá uma autonomia de 900 km a 1.000 km.
A segurança também é maior, enquanto o peso é mais reduzido. E, citado pelo site The Elec, Koh Joo-young, da Samsung, deixou ainda a garantia de que é uma bateria que pode permitir baixar o custo do próprio veículo. Com carregamento ultra-rápido em nove minutos e uma vida útil de 20 anos, as características promissoras não param.
Por agora, são os automóveis a concentrarem as atenções da Samsung, mas não deixam de existir desafios – como a disponibilização em massa de uma infraestrutura de carregamento ultra-rápido. Certo é que é mais uma prova de como as tecnologias de mobilidade elétrica estão a conhecer rápidos avanços, e soluções similares para motociclos deverão acabar por surgir, mais cedo ou mais tarde.
Comments 6