A Norton é um dos construtores lendários no panorama das motos, estando agora a reerguer-se sob propriedade da TVS depois de ter declarado falência no início de 2020. O futuro é promissor, e já trabalha para voltar à competição.
A meio de junho, o novo diretor de desenvolvimento da Norton, Brian Gillen, esteve na reunião da Dorna, FIM e Associação de Construtores (MSMA) em Misano, para definir os regulamentos técnicos da futura classe de entrada que surgirá em 2026.
De momento, a Norton tem uma produção de pequena escala só para o Reino Unido, mas planeia ter uma gama completa. E, quanto à competição, Gillen admitiu ao site SPEEDWEEK.com que há interesse em voltar no futuro, estando a inserir-se no paddock do WSBK:
– Na Norton, estamos muito conscientes do nosso passado e tradição, mas ao mesmo tempo somos muito vanguardistas. Isso abre-nos muitas possibilidades para fazer grandes coisas. A Norton foi inovadora desde o início, e a marca sempre foi muito boa nisso. No futuro, podemos ter produtos que se encaixam em atuais e novas categorias de competição. O que faremos exatamente, ainda mantemos segredo absoluto. Mas posso revelar que temos pessoas muito talentosas a trabalhar nisso. E posso dizer que reconstrui algumas pontes neste paddock e reativei contactos antigos para entender a direção na qual estão a seguir os regulamentos técnicos no paddock do SBK.
De referir que a Norton tem um longo histórico nas corridas, contando inclusive com dois títulos mundiais de 500cc conquistados em 1950 e 1951.