Johann Zarco não teve a vida fácil na sua primeira época com a Honda no MotoGP. Não obstante, o piloto reagiu e acabou por ser o melhor do construtor japonês – fazendo também o melhor resultado da época de uma RC213V com o oitavo lugar na Tailândia.
O seu chefe de mecânicos na LCR Honda é David García, que já trabalhou com o francês no Moto2… e recordou num documentário do Canal+ Sport como é que Zarco estava mentalmente nessa altura:
– De algum tempo a esta parte, senti-me fortemente recordado desses tempos. Houve uma fase em que o Johann se tornou tão dominador no Moto2, ele conseguiu entrar uma concentração profunda única. Ele emergiu-se tão profundamente na pilotagem em si, foi inacreditável. Ele não estava interessado em mais nada, nem sequer nas corridas. Ele não reparava nos tempos de volta, era concentração pura.
Segundo García, em 2024 Zarco voltou a mostrar essa concentração extrema: ‘E foi exatamente isso que ele mostrou recentemente na Honda. Levou-lhe algum tempo a conseguir fazer o que é normal depois de uma mudança. Mas quando ele entendeu tudo o que aconteceu, ele foi capaz de voltar a essa concentração e simplesmente pilotar melhor como resultado’.