Pela sétima vez na carreira, Skyler Howes irá participar no Dakar. O terceiro classificado de 2023 procura fazer ainda melhor em 2025, embora não vá ser fácil – depois de ter sofrido uma lesão complicada em agosto.
Na corrida Vegas to Reno, o piloto da Monster Energy Honda caiu a alta velocidade e contraiu uma fratura compósita num tornozelo. Um acidente que descreveu ao site oficial do Dakar:
– A minha queda na Vegas to Reno foi provavelmente a maior que tive na vida. Eu estava a 145km/h nesta estrada e havia um grande atravessamento de rio, mas sem marcador de perigo físico. Atingi-o a 145km/h e tive uma grande desaceleração, totalmente comprimido, depois saí direito por cima do guiador. Fui transportado para o hospital em Reno e eles basicamente disseram que o meu pé estava desconexo, por isso tiveram de o voltar a pôr no sítio. E foi isso. Foi um grande aborrecimento falhar Marrocos. A competição é forte e, mais importante, podes testar a moto, verificar se todas as afinações estão certas para a grande prova de janeiro.
No que concerne à participação no Dakar 2025, Howes comentou: ‘Este será o meu segundo Dakar com a Honda. Eles preocupam-se muito connosco. O difícil de ser piloto é que as coisas mudam rapidamente. No caminho para o meu pódio no Dakar em 2023 eu estava quase imbatível, estava numa trajetória ascendente muito boa. Mas, desde então, tive um par de anos complicados com lesões e [problemas] mecânicos. Ainda assim, tens de manter um sentido de perspetiva. Tento não ficar frustrado. Só me foco no que está pela frente e aprendo com o passado. Ter um mau Dakar é frustrante, mas mesmo lá chegar e competir é um sonho tornado realidade. A sorte é a preparação a encontrar a oportunidade, então tens de estar tão preparado quanto possível. No Dakar muito é sorte. Fazes o melhor que puderes e tens de estar contente seja qual for o resultado’.
O americano disse ainda: ‘A navegação é agora bem mais difícil do que era na América do Sul. Há tanta informação que interpretar o roadbook é muito mais difícil. Antigamente, todas as curvas tinham uma nota no roadbook. Agora, há três ou quatro notas dentro de uma única nota. Tens de abrandar para garantir que lês adequadamente ou seguirás o caminho errado. Sabemos que podemos puxar ao máximo, sobreviver, voltar ao bivouac e recuperar. O nível agora é tão alto que não podes cometer um erro. Se cometeres um erro, estás fora! Temos de estar perfeitos e a 100 por cento sempre’.