O primeiro dia de testes para o Campeonato do Mundo de Superbikes , no Circuito de Jerez – Angel Nieto, foi liderado por Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati), que demonstrou um ritmo impressionante. Bulega registou o melhor tempo de 1m38.142s, deixando o seu companheiro de equipa, Álvaro Bautista, a mais de 1,5 segundos de distância. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) também surpreendeu, ao garantir o terceiro lugar, enquanto a Bimota voltou à ação na pista de Jerez.
Bulega a toda a velocidade na Ducati
Nicolo Bulega manteve o ímpeto da ronda espanhola, liderando os testes com um tempo impressionante de 1m38.142s. O piloto italiano completou 86 voltas ao longo do dia, testando novos componentes do chassis da sua Ducati Panigale V4 R. Alvaro Bautista, o seu companheiro de equipa e atual campeão, teve um dia mais complicado após uma queda na Curva 2, mas ainda conseguiu registar 85 voltas, com o seu melhor tempo a ser de 1m39.567s, garantindo o segundo lugar.
Garrett Gerloff impressiona na Kawasaki
Garrett Gerloff mostrou-se em excelente forma ao estrear-se com a Kawasaki ZX-10RR, terminando o dia na terceira posição. O piloto norte-americano completou 77 voltas e registou o seu melhor tempo de 1m39.650s nos últimos 30 minutos da sessão. Esta foi a sua primeira experiência com a nova moto, a terceira marca com a qual compete no campeonato, e o seu foco principal foi adaptar-se rapidamente à Kawasaki.
Vierge lidera pela Honda
Xavi Vierge, da equipa Team HRC, foi o único piloto da formação principal da Honda presente em Jerez, com o seu colega Iker Lecuona ausente devido a lesão. Vierge testou três motos diferentes e terminou em quarto lugar, com um tempo de 1m39.971s. Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda) ficou em sexto, com um tempo de 1m41.063s. No total, os pilotos da Honda completaram 195 voltas, com Vierge a somar 80, Mackenzie 70, Tetsuta Nagashima 46 e Tommy Bridewell 69.
BMW em teste com Reiterberger e Guintoli
A BMW também esteve presente no teste, com Markus Reiterberger e Sylvain Guintoli a testarem as atualizações do motor de 2025. Reiterberger terminou em sétimo lugar com um tempo de 1m41.088s, enquanto Guintoli ficou em 11º com 1m41.806s. No total, a dupla completou 112 voltas, preparando a equipa para os próximos testes em Aragão, onde Toprak Razgatlioglu e Michael van der Mark voltarão à pista.
Regresso da Bimota com Florian Marino
A Bimota voltou à ação no Mundial de Superbike com o piloto Florian Marino a testar o modelo KB998. Marino completou 72 voltas e terminou o dia em nono lugar, com um tempo de 1m41.360s. A Bimota é a única representante da marca italiana no campeonato e está a preparar-se para competir de forma mais regular na próxima temporada.
WorldSSP também em pista
No campo do World Supersport, Tom Booth-Amos (PTR Triumph) destacou-se com um tempo de 1m42.889s, liderando o pelotão da classe. Philipp Oettl, a bordo da Ducati Panigale V2, fez a sua estreia com a nova equipa e registou o segundo melhor tempo entre os pilotos de WorldSSP, com 1m43.057s. Oli Bayliss, também com a Triumph, completou 42 voltas, ficando com um tempo de 1m44.243s.
© Jairo Diaz