De França chega um conceito interessante na promoção da mobilidade elétrica. Trata-se do Kairos EV, um projeto da SIREMS Association, desenha pelo designer Mathieu L’Hopitault, que se poderá classificar como triciclo.
Segundo um comunicado, a Kairos EV não se assume nem como um carro, nem scooter, nem moto. Tendo uma roda à frente e duas atrás, tem a estrutura de um triciclo, mas com um desenho e dimensões aparentemente mais estáveis. A posição de condução é inclinada para o guiador, aproveitando ao máximo as rodas traseiras para tração e estabilidade.
Este trata-se de um modelo concetual que, por agora, só existe em esboços e imagens virtuais. O motor é, naturalmente, elétrico, com tração nas rodas traseiras. À frente, encontra-se uma forquilha telescópica abaixo do guiador. Ao nível de segurança, há também a inovação dos Elementos Laterais Amovíveis (MLE).
São dois pesos com forma aerodinâmica, suspensos em ambos os lados do veículo junto da roda dianteira, que são controlados pelos movimentos do triciclo. Protegem os ocupantes da Kairos EV de um impacto lateral, além de ajudarem a dissipar a energia de um impacto frontal. Têm, igualmente, uma função de reduzir o arrasto aerodinâmico. Para além disso, os MLE até podem ter a dupla função de compartimentos de carga.
O eixo traseiro de duas rodas reduz o risco de queda. Por outro lado, o Dispositivo de Contenção Programada (PRD) à frente do condutor reduz significativamente o risco de lesões graves resultantes de um impacto frontal. Atua como que um cinto de segurança, sem as restrições que esse dispositivo criaria. A deformação da parte frontal do chassis absorve a energia. O DRP liberta o piloto numa velocidade muito mais baixa se o impacto for forte e as rodas traseiras levantarem do solo.
A deformação da parte frontal do chassi, caso se venha fazer necessário, resultado de uma colisão frontal de maior gravidade/intensidade, poderá acarretar na inviabilidade financeira para o correto reparo, pois o custo total para a substituição do chassi irá chegar perto do valor do veículo, acrescido do tempo que se fará necessário estar imobilizado na oficina e demais burocracias para o registro da numeração do chassi na peça nova. Esta é uma situação desanimadora no momento da avaliação da aquisição do Kairos EV.
Isso se o condutor sobreviver a colisão frontal de maior gravidade/intensidade
A meu ver qualquer veículo que venha a ter o chassi deformado numa colisão é dado como perda total, logo, sem reparos.
Sim! Isso deve ser levado em conta e um seguro do veículo tem que ser pensado antes da aquisição, num futuro em que esse tipo de transporte seja mais comum.
Melhor que morrer… 😅
Só tem três rodas, mas tem todo o jeitão de custar muito mais que um carro elétrico convencional, de quatro rodas.Veículos conceito, sempre são extremamente caros.
Muito boa as noticias e novidades. fico um passo à frente das noticias