Depois de dois títulos e de duas épocas dominadoras no Mundial de Superbike, Álvaro Bautista foi incapaz de estar ao mesmo nível em 2024 – terminando em terceiro lugar.
O piloto da Aruba.it Ducati admitiu,, citado pelo site GPOne.com, que perdeu a confiança na moto que teve no passado, duvidando que seja possível de a recuperar:
– É claro que em 2024 eu tive dificuldades. Inicialmente não percebi como lidar com a mudança e não tive confiança a pilotar a moto. Depois da última corrida, refleti muito sobre a temporada e cheguei à conclusão de que eu estava errado. Eu estava errado porque eu tentei recuperar a confiança que tive nos últimos dois anos. Infelizmente, não consigo encontrar essa confiança outra vez.
Os regulamentos do WSBK mudaram para 2024, com a introdução de um peso mínimo obrigatório no somatório entre moto e piloto. Como um dos pilotos mais leves no pelotão, Bautista foi especialmente afetado pela medida, com a qual teve de aprender a lidar. Para além disso, em 2024 encontrou um colega de equipa surpreendentemente forte em Nicolò Bulega, tal como um avassalador Toprak Razgatlioglu com a BMW.