No cenário romântico da villa que outrora pertenceu ao Conde Domenico Agusta, foi apresentada a MV Superveloce 98.
Muitos questionar-se-ão sobre o significado deste número, pelo que se impõe um breve resumo.
“No início dos anos 40 em Itália, a guerra tornou a vida muito difícil para todos, a começar pelas actividades diárias. Por exemplo, a deslocação, na ausência de transportes públicos, era difícil e dispendiosa. Foi por isso que Domenico Agusta, que tinha assumido a empresa familiar em 1927 após a morte do seu pai Giovanni, pensou nas motos como uma solução para facilitar as deslocações e, ao mesmo tempo, garantir um futuro para si e para os funcionários da Officine Aeronautiche Giovanni Agusta”.
“Em 1943, o primeiro motor MV Agusta viu a luz do dia: monocilíndrico, 98 cc, com uma caixa de duas velocidades. Leve e compacto, entrou imediatamente em produção, mas após algumas semanas a ocupação da fábrica, em setembro de 1943, parou tudo. O projeto teve de esperar até ao imediato pós-guerra, quando o fim das hostilidades permitiu recomeçar a montagem da moto completa, a MV 98, que fez a sua estreia com uma elegante cor borgonha”.
A Segunda Guerra Mundial terminou há alguns meses, e a escolha da cor borgonha confere uma elegância notável a uma moto pronta para desafiar as estradas devastadas do período pós-guerra.
80 anos após o nascimento do primeiro motor, as iniciais “98” regressam à carenagem de uma MV Agusta: é a Superveloce 98 Limited Edition, produzida em apenas 300 exemplares numerados e imediatamente reconhecível devido à cor “Rosso Verghera”.
Diretamente inspirada na cor original, Rosso Verghera é um produto sofisticado da mais alta qualidade, aplicado à mão em várias etapas, a cor consiste numa base matte de dois componentes, combinada com uma camada brilhante para um acabamento que realça os pigmentos metálicos.
Uma homenagem a uma história de sucesso, coragem e empreendedorismo que nem sequer teria começado sem o projeto do motor 98, em 1943.
As iniciais “98 Limited Edition” são colocadas na parte lateral da traseira e depois na parte superior, caracterizando estes 300 exemplares construídos na fábrica de Schiranna, nas margens do Lago Varese. A referência histórica à cilindrada do motor concebido em 1943 e à série limitada é também exibida na chapa de direção, graças à gravação tecnológica a laser, e é sublinhada pelo certificado de autenticidade, entregue no momento da compra da moto.
Não podia faltar o kit específico, contido numa elegante caixa, no interior da qual se encontra a capa do assento, uma capa específica para a moto, o certificado de autenticidade e duas peças preciosas: o escape Arrow de três saídas, apenas para utilização em pista, e a unidade de controlo eletrónico de competição dedicada.
O motor, inalterado, o compacto e potente (147 cv) três em linha de 798 cc, equipado com cambota contra-rotativa, cames revestidos a DLC para reduzir a fricção, válvulas de titânio, continua a ser um exemplo de eficiência e desempenho. Leve o motor e leve o resto da moto, 173 kg, que desce ainda mais para 165 kg com o kit de competição.
A completar o quadro de excelência técnica está todo o equipamento da Superveloce 98 Limited Edition: jantes raiadas, sistema de travagem com cilindro mestre radial Brembo PR 16/19 e pinças M4.30 Stylema, Continental MK100 ABS. Instrumentação TFT a cores de 5,5″, totalmente personalizável e com interface para o smartphone, sistema de localização por satélite antirroubo Mobisat.