• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quarta-feira, Dezembro 24, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home MotoGP

MV Agusta aponta à glória no MotoGP: planos ousados para alugar motores e competir!

by Redação
Agosto 31, 2025
in MotoGP
0
MV Agusta aponta à glória no MotoGP: planos ousados para alugar motores e competir!
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

MV Agusta prepara entrada no MotoGP com modelo inspirado na Fórmula 1

Num anúncio que promete abalar os alicerces do motociclismo de competição, a MV Agusta revelou estar a preparar uma entrada dramática no MotoGP. A icónica marca italiana não está apenas a sonhar: está a inspirar-se no modelo da Fórmula 1 para tornar realidade a sua visão ambiciosa.

O plano? A MV Agusta pretende alugar um motor de um fabricante estabelecido e concentrar-se no design do seu próprio chassis e componentes aerodinâmicos, tal como fazem várias equipas de F1. Mas esta aventura não está isenta de obstáculos. A história do MotoGP mostra poucas tentativas de partilha de motores — com raras exceções. Entre elas, a KR de Kenny Roberts em 2005, equipada com um motor KTM que nem sequer competia na categoria rainha, e ainda o motor Honda de cinco cilindros utilizado por Roberts em 2006 e 2007, numa colaboração que também levou a Moriwaki a fazer uma breve aparição no campeonato.

RelatedPosts

BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

Bultaco regressa com uma visão sustentável e aposta no futuro do trial desde a infância

MITT NK 125: Compromisso urbano, eficiência e tecnologia ao serviço de uma mobilidade mais sustentável

Em termos corporativos, a marca sofreu uma mudança significativa: a Pierer Mobility AG vendeu recentemente a sua participação de 50,1% na MV Agusta à Art of Mobility S.A., liderada pela família Sardarov, por 60 milhões de euros. Esta transição surge no momento em que a MV Agusta procura revitalizar a sua presença no mercado, com o novo CEO Luca Martin a delinear uma estratégia robusta de crescimento.

“O nosso objetivo para 2025 é vender 4.000 motos, igualando o ano passado”, afirmou Martin, lamentando, no entanto, que as metas mais ambiciosas tenham sido prejudicadas pela insolvência da KTM, que afetou o ritmo de vendas no primeiro semestre.

Para o futuro, a marca planeia aumentar a produção na fábrica de Schiranna até 12.000 unidades anuais, apontando a meta ousada de 1.000 motos por mês, algo nunca alcançado nos 80 anos de história da empresa. “No passado, o nosso pico foi de cerca de 7.000 unidades”, recordou Martin.

No palmarés histórico, a MV Agusta continua a ser um titã: 75 títulos mundiais entre 1952 e 1974, com Giacomo Agostini a conquistar 13 deles. A última vitória na categoria rainha data de 1976, no Nürburgring. Agora, perante rivais como Ducati, Aprilia, KTM, BMW e Triumph, a marca de Varese quer regressar ao topo.

Obstáculos à entrada no MotoGP

Depois de conversas com o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, ficou claro que a MV Agusta não terá direito a duas vagas próprias no MotoGP. Em vez disso, terá de se associar a uma das seis equipas satélite já existentes — modelo semelhante ao que a BMW procura. Atualmente, equipas como LCR, Pramac, VR46, Gresini, Tech3 e Trackhouse estão ligadas a fabricantes de peso.

Com a Dorna a planear limitar a grelha do MotoGP a 11 equipas e 22 pilotos após 2026, a entrada da MV Agusta dependerá da performance dos construtores atuais. Ainda assim, a marca acredita no poder do seu legado histórico e na capacidade de atrair grandes patrocinadores. Para já, o projeto foca-se em alugar motores de marcas como Aprilia ou Honda, em vez de desenvolver de raiz um protótipo 850cc.

Estratégias e colaborações possíveis

Hubert Trunkenpolz, que passou de CEO a presidente do Conselho de Supervisão da MV Agusta, revelou possíveis parcerias para a produção do chassis com fabricantes como a Kalex ou a Suter.

“A Kalex já construiu componentes para a HRC, e a Suter tem histórico em Moto2 e MotoGP”, explicou, sublinhando a abordagem estratégica.

Tanto Martin como Trunkenpolz foram claros:

“Ou competimos no MotoGP, ou não competimos em lado nenhum.”

Com a crescente influência da Liberty Media, o MotoGP ganha importância como plataforma global, e a MV Agusta quer deixar a sua marca indelével.

Related

O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

MotoGP Prepara-se Para Explodir em 2027: A Verdade Revolucionária dos Pneus Pirelli À medida que o MotoGP se prepara para uma mudança sísmica em 2027, todas as atenções...

Read moreDetails

Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

www.photoPSP.com

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.