• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 7, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Mudanças para 2027 de desafios, até para Dall’Igna: ‘Desenvolver uma moto nova e trabalhar na atual ao mesmo tempo da atual é complicado’

by Redação
Dezembro 26, 2024
in Desporto
0
Mudanças para 2027 de desafios, até para Dall’Igna: ‘Desenvolver uma moto nova e trabalhar na atual ao mesmo tempo da atual é complicado’
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Sob a liderança de Gigi Dall’Igna, a Ducati tornou-se uma referência no MotoGP, combinando uma equipa temível de pilotos com avanços tecnológicos revolucionários. Desde o potente motor Desmosedici V4 até às inovações em aerodinâmica e dispositivos de controlo de altura, a marca italiana marcou uma era no desporto.

No entanto, o impacto de Dall’Igna vai muito além do sucesso desportivo. As novas regras do MotoGP, que entrarão em vigor em 2027, refletem diretamente o domínio técnico que o engenheiro italiano introduziu no campeonato. Muitas das alterações pretendem limitar as inovações que a Ducati tem explorado com maestria. Dispositivos de controlo de altura e sistemas de lançamento, usados para melhorar a tração e reduzir wheelies, serão proibidos, enquanto as carenagens aerodinâmicas e os apêndices, como as asas, enfrentarão cortes drásticos. Além disso, a capacidade dos motores será reduzida para 850 cc, o que, numa fase inicial, deverá baixar as impressionantes velocidades de mais de 350 km/h atingidas pelos atuais motores de 1000 cc.

RelatedPosts

Yamaha abandona o mítico inline-four no MotoGP: Poderá ser o prenúncio de uma nova R1 com motor V4?

Verge TS Pro: A hyper-naked finlandesa, bem ousada e que reinventa convenções

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

Apesar das restrições, Dall’Igna mantém a ambição em alta. O responsável pela Ducati planeia testar o primeiro protótipo da GP27 já no próximo ano, antecipando-se às mudanças que exigem uma reconstrução completa de motores, quadros, etc. Este processo será dispendioso para todos os fabricantes que assinaram o próximo contrato quinquenal de MotoGP, válido a partir de 2027. Para mitigar este impacto, será implementado um congelamento de desenvolvimento de dois anos, começando na primeira corrida de 2025.

Algumas marcas, como Honda e Yamaha, terão exceções devido às concessões especiais para facilitar o seu regresso à competitividade. Estas medidas aplicam-se aos seus modelos RC213V e M1, que têm enfrentado dificuldades para acompanhar o ritmo dos rivais europeus.

Dall’Igna reconheceu, em conversa com o AMCN, os desafios económicos que estas mudanças representam: ‘A questão dos custos é um problema importante para todos, também porque a nível económico vamos enfrentar dois anos complicados, olhando para o que está a acontecer agora no mundo’.

Para o Diretor Geral da Ducati Corse, a escala das mudanças obriga a repensar completamente as estratégias de desenvolvimento:

– Para desenvolver um motor completamente novo para 2027 ou, melhor, uma moto totalmente nova, já que não haverá mais reguladores de altura e a aerodinâmica será limitada. Haverá muitas mudanças e desenvolvê-las ao mesmo tempo que a moto atual teria sido bastante complicado, especialmente para os fabricantes europeus.

Related

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

A KTM prepara o futuro: primeiro olhar sobre a inovadora moto de 850 cc para o MotoGP 2027! A KTM tornou-se oficialmente o primeiro fabricante a revelar a...

Read moreDetails

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

Dan Rossomondo abandona um cargo chave do MotoGP num momento em que este está a "trocar de mãos".justamente quando o campeonato ganha impulso! Dan Rossomondo, o cérebro comercial...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.