• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Mudanças para 2027 de desafios, até para Dall’Igna: ‘Desenvolver uma moto nova e trabalhar na atual ao mesmo tempo da atual é complicado’

by Redação
Dezembro 26, 2024
in Desporto
0
Mudanças para 2027 de desafios, até para Dall’Igna: ‘Desenvolver uma moto nova e trabalhar na atual ao mesmo tempo da atual é complicado’
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Sob a liderança de Gigi Dall’Igna, a Ducati tornou-se uma referência no MotoGP, combinando uma equipa temível de pilotos com avanços tecnológicos revolucionários. Desde o potente motor Desmosedici V4 até às inovações em aerodinâmica e dispositivos de controlo de altura, a marca italiana marcou uma era no desporto.

No entanto, o impacto de Dall’Igna vai muito além do sucesso desportivo. As novas regras do MotoGP, que entrarão em vigor em 2027, refletem diretamente o domínio técnico que o engenheiro italiano introduziu no campeonato. Muitas das alterações pretendem limitar as inovações que a Ducati tem explorado com maestria. Dispositivos de controlo de altura e sistemas de lançamento, usados para melhorar a tração e reduzir wheelies, serão proibidos, enquanto as carenagens aerodinâmicas e os apêndices, como as asas, enfrentarão cortes drásticos. Além disso, a capacidade dos motores será reduzida para 850 cc, o que, numa fase inicial, deverá baixar as impressionantes velocidades de mais de 350 km/h atingidas pelos atuais motores de 1000 cc.

RelatedPosts

Motul renova com WSBK até 2030

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

Apesar das restrições, Dall’Igna mantém a ambição em alta. O responsável pela Ducati planeia testar o primeiro protótipo da GP27 já no próximo ano, antecipando-se às mudanças que exigem uma reconstrução completa de motores, quadros, etc. Este processo será dispendioso para todos os fabricantes que assinaram o próximo contrato quinquenal de MotoGP, válido a partir de 2027. Para mitigar este impacto, será implementado um congelamento de desenvolvimento de dois anos, começando na primeira corrida de 2025.

Algumas marcas, como Honda e Yamaha, terão exceções devido às concessões especiais para facilitar o seu regresso à competitividade. Estas medidas aplicam-se aos seus modelos RC213V e M1, que têm enfrentado dificuldades para acompanhar o ritmo dos rivais europeus.

Dall’Igna reconheceu, em conversa com o AMCN, os desafios económicos que estas mudanças representam: ‘A questão dos custos é um problema importante para todos, também porque a nível económico vamos enfrentar dois anos complicados, olhando para o que está a acontecer agora no mundo’.

Para o Diretor Geral da Ducati Corse, a escala das mudanças obriga a repensar completamente as estratégias de desenvolvimento:

– Para desenvolver um motor completamente novo para 2027 ou, melhor, uma moto totalmente nova, já que não haverá mais reguladores de altura e a aerodinâmica será limitada. Haverá muitas mudanças e desenvolvê-las ao mesmo tempo que a moto atual teria sido bastante complicado, especialmente para os fabricantes europeus.

Related

Motul renova com WSBK até 2030

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Motul renova com WSBK até 2030

A MOTUL continuará como Patrocinador Principal em 2026, assinalando o décimo aniversário da sua colaboração com o WorldSBK e mantendo a sua forte visibilidade em toda a série....

Read moreDetails

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

ALL RIGHTS RESERVED

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026? O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

Dentro da estratégia da Aprilia no MotoGP: Fabiano Sterlacchini revela os segredos do sucesso! Numa entrevista exclusiva à imprensa internacional, Fabiano Sterlacchini, Diretor Técnico da Aprilia, levanta o...

Read moreDetails

Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.