• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 25, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Motos sem manete de embraiagem: Tendência crescente nas duas rodas… mas que não é novidade

by Daniel Rhodes
Outubro 29, 2024
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Motos sem manete de embraiagem: Tendência crescente nas duas rodas… mas que não é novidade

Source: Motoplanete

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A indústria motociclística está a testemunhar uma revolução silenciosa: a eliminação gradual da manete de embraiagem. Embora este conceito não seja propriamente novo, está a ganhar força com fabricantes de renome a apresentarem inovações nesta área.

Recentemente, a BMW revelou sistemas que visam remover a tradicional manete de embraiagem do guiador, enquanto a Honda lançou o seu novo E-Clutch. No entanto, as caixas de velocidades automáticas e semiautomáticas não são uma novidade no mundo das motos, como comprovam alguns modelos usados ainda disponíveis no mercado.

RelatedPosts

No Content Available

Com o advento das motos elétricas, que apontam para um futuro totalmente automatizado, é possível que a caixa de velocidades convencional venha a ser relegada para os livros de história, juntamente com os seletores de mudanças manuais. Mas que opções existem atualmente para os motociclistas que procuram uma experiência de condução mais simplificada?

Um exemplo notável é a Yamaha FJR1300AS, produzida entre 2006 e 2020. Este modelo incorpora uma caixa de velocidades sem embraiagem que, apesar de requerer alguma adaptação, adequa-se perfeitamente ao carácter descontraído da moto. O sistema YCC-S oferece mudanças positivas e a opção de trocar de velocidade tanto com o pé como com um interruptor no guiador.

A Honda NC750X DCT, disponível entre 2014 e 2020, apresenta a caixa de velocidades de dupla embraiagem (DCT) da marca, introduzida inicialmente em 2009. Esta tecnologia espalhou-se por vários modelos da Honda, sendo a NC750X particularmente apreciada pela sua versatilidade e praticidade.

A Aprilia Mana 850, produzida entre 2007 e 2011, destaca-se pelo seu sistema de transmissão inovador. Além de oferecer sete velocidades, permite a mudança manual (tanto com a mão como com o pé) e uma função totalmente automática com três modos de condução.

A MV Agusta, com o seu modelo Turismo Veloce 800 lançado em 2018, introduziu o Sistema de Embraiagem Inteligente (SCS). Esta tecnologia, desenvolvida pela Rekluse, torna impossível que a moto se cale, eliminando virtualmente a necessidade da manete de embraiagem.

Por fim, a Yamaha TMAX, produzida entre 2012 e 2020, embora tecnicamente um scooter, oferece uma experiência de condução que rivaliza com muitas motos convencionais. O seu sistema de transmissão continuamente variável (CVT) proporciona uma condução suave e sem mudanças, ideal tanto para o ambiente urbano como para estradas mais sinuosas.

Esta tendência para simplificar a interface de condução das motos reflete uma mudança na indústria, visando tornar a experiência motociclística mais acessível e apelativa a um público mais amplo. No entanto, resta saber se os puristas do motociclismo estarão prontos para abdicar do controlo total proporcionado pela embraiagem manual tradicional.

Tags: Aprilia Mana 850Honda NC750X DCTMV Agusta Turismo Veloce 800Yamaha FJR1300ASYamaha TMAX

Related

Presentes que fazem qualquer motard sorrir à mesa de Natal

by Redação
Dezembro 25, 2025
0
Presentes que fazem qualquer motard sorrir à mesa de Natal

Com o almoço de Natal mesmo aí à porta, começa aquela corrida silenciosa para perceber se o presente escolhido vai mesmo acertar em cheio. Quando há alguém que...

Read moreDetails

Honda prepara o regresso do V4: O renascimento estratégico da VFR começa a ganhar forma

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
Honda prepara o regresso do V4: O renascimento estratégico da VFR começa a ganhar forma

O reaparecimento de um motor V4 nos registos de patentes da Honda não é um simples exercício técnico nem um acaso de engenharia. É um sinal claro de...

Read moreDetails

LS2 Challenger II: Capacete touring de alta performance focado em conforto, segurança e visão

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
LS2 Challenger II: Capacete touring de alta performance focado em conforto, segurança e visão

O LS2 Challenger II posiciona-se como um capacete integral de turismo de alto desempenho, pensado para quem faz muitos quilómetros em estrada e exige um equilíbrio rigoroso entre...

Read moreDetails

2025 marca o fim de uma era, com três motos emblemáticas a despedirem-se da Europa

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
2025 marca o fim de uma era, com três motos emblemáticas a despedirem-se da Europa

O mercado europeu das motos prepara-se para virar uma página importante em 2025. Não se trata apenas de modelos substituídos por versões mais recentes, mas sim do desaparecimento...

Read moreDetails

Moteo reforça o compromisso com um crescimento sustentável na Península Ibérica através de nova organização interna

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
Moteo reforça o compromisso com um crescimento sustentável na Península Ibérica através de nova organização interna

O mercado das motos no sul da Europa vive um momento de forte expansão, impulsionado por novas exigências de mobilidade, por um consumidor mais informado e por uma...

Read moreDetails

BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

by Redação
Dezembro 24, 2025
0
BMW Motorrad Motorsport reforça o seu domínio global em 2025 com títulos, vitórias e uma época histórica

A época de 2025 confirmou a BMW Motorrad Motorsport como uma das forças mais dominantes do motociclismo de competição a nível mundial. Entre equipas oficiais e estruturas privadas,...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.