A partir de 2027, o MotoGP terá novos regulamentos técnicos, com impacto em várias áreas da moto – desde a aerodinâmica, que será reduzida e terá menos possibilidades de desenvolvimento, ao motor.
E no motor acontece uma das mudanças mais significativas. De modo a tornar as motos menos velozes, favorecendo assim a segurança, a cilindrada será reduzida dos atuais 1.000 centímetros cúbicos para 850cc.
A arquitetura de quatro cilindros mantém-se, pelo que não é uma revolução ao nível do motor. E o antigo piloto Franco Uncini, acredita que não terão de existir investimentos avultados com as novas regras.
O italiano afirmou ao site GPOne.com: ‘Não concordo que eles comecem um bocado do zero, porque já a redução na cilindrada, na minha opinião, é vista da perspetiva de manter os motores que já existem. Ou seja, dos 1.000cc reduzem para 850cc de cilindrada, mas decididamente não irão mudar o motor por completo, por isso não terão de fazer investimentos para redesenhar por completo o motor e fazê-lo outra vez. Na minha opinião, é uma redução de cilindrada para manter o motor como está’.