Os motores boxer são relativamente comuns nas motos, seja na configuração de dois ou de quatro cilindros, e até de seis cilindros. A BMW destaca-se em particular neste tipo de motores, com base no princípio quatro tempos. Mas também há um motor boxer dois tempos.
Este vem do Japão, mais concretamente da Zenoah que segundo o site Motorrad Online fabrica motores para diferentes propósitos. O G800BPU é um boxer dois cilindros a dois tempos, refrigerado a ar – não legal para a estrada, com preços entre 800 e 1.000 euros, e que pode equipar por exemplo mini-motos fabricadas em casa.
Está vocacionado para aparelhos de modelismo, como aviões e helicópteros controlados à distância. Tem cerca de 8 cv de potência e 80 centímetros cúbicos de cilindrada. Há um carburador central da Walbro e os dois silenciadores estão diretamente aparafusados ao fundo dos cilindros.
Para as finalidades do motor, a caixa de velocidade não é necessária. Como se aciona o propulsor? No caso de um avião de modelismo, há uma hélice montada diretamente entre os dois cilindros. Primeiro, é preciso puxar uma manete de motor de arranque e depois girar a hélice.
O motor, só porque é direcionado ao modelismo, custa muito caro, sem ter nada que justifique o preço.