A Comissão de Grandes Prémios aprovou várias atualizações nos regulamentos desportivos e técnicos para as categorias intermédia e leve a partir da próxima época.
A Comissão de Grandes Prémios (GPC) deu luz verde a algumas atualizações nas regras desportivas e técnicas para as categorias Moto2 e Moto3 em 2025, incluindo mudanças no formato das sessões.
Após o sucesso do novo formato na classe MotoGP, que trouxe um equilíbrio entre a qualificação para o Q2 e o tempo em pista para equipas e pilotos ajustarem as motos, a estrutura das sessões de Moto2 e Moto3 será alterada em 2025 para uniformizar as categorias. Assim, estas classes passarão a ter duas sessões de Treinos Livres que não contam para a qualificação para o Q2 e uma sessão de Treinos na sexta-feira à tarde, que determinará os pilotos que avançam para o Q2.
Outra mudança diz respeito ao procedimento em caso de chuva na grelha. A partir de 2025, em caso de chuva na grelha em Moto2 ou Moto3, as motos serão levadas para a linha das boxes para ajustes, alinhando assim o procedimento com o que já é feito em MotoGP.
No que toca aos regulamentos técnicos, o teto de preço para os chassis e motores da Moto3 foi revisto, bem como o congelamento das especificações nesta categoria. Por fim, os fabricantes que têm concessões em Moto2 vão beneficiar de mais dias de testes.
Eis a comunicação por parte das entidades:
Decisões da Comissão do Grande Prémio
A Comissão do Grande Prémio, composta pelos Srs. Carmelo Ezpeleta (Dorna, Presidente), Paul Duparc (FIM), Hervé Poncharal (IRTA) e Biense Bierma (MSMA), na presença de Carlos Ezpeleta (Dorna), Mike Webb (IRTA, Secretário da Reunião), Corrado Cecchinelli (Diretor de Tecnologia), Jorge Viegas (Presidente da FIM), Paul King (Diretor da FIM CCR) e Dominique Hebrard (Diretor Técnico da FIM CTI), em reuniões realizadas ao longo de setembro de 2024, tomaram as seguintes decisões:
Regulamentos desportivos de Moto2 e Moto3 – Em vigor em 2025
Art. 1.3, 1.15. 1.16 – Formato das sessões
Após o sucesso do novo formato na classe MotoGP que proporciona um equilíbrio entre a entrada na Q2 e o tempo de pista para equipas e pilotos trabalharem na afinação, a estrutura das sessões de Moto2 e Moto3 vai mudar para estabelecer consistência entre as classes de Grande Prémio. Isto dará às classes de Moto2 e Moto3 duas sessões de Treinos Livres que não contam para a entrada na Q2 e uma sessão de treinos na tarde de sexta-feira que decidirá os participantes na Q2. à Q2.
Art. 1.18.19 – Procedimento de chuva na grelha
O procedimento de chuva na grelha para as classes de Moto2 e Moto3 será alinhado com o MotoGP para criar consistência entre as classes de Grande Prémio. Em caso de chuva na grelha de Moto2 ou Moto3, as motos serão agora empurradas para as boxes para fazer ajustes.
Regulamentos Técnicos de Moto2 e Moto3 – Em vigor a partir de 2025
Art. 2.6.3.2.23 Limite de preço dos chassis e motores de Moto3
Após um período fixo de dez anos, o limite de preço para o chassis e motor de Moto3 será ligeiramente aumentado de forma a para equilibrar melhor os aumentos de custos atualmente suportados apenas pelos construtores.
Art. 2.6 Congelamento das especificações das Moto3
No seguimento da aprovação de um pedido anterior de um fabricante para atualizar o seu motor de Moto3, o subsequente congelamento das especificações de todas as peças de desempenho (motor e chassis) para as máquinas da classe Moto3 foi prolongado até ao final de 2026.
Art. 2.5.2 Dias de testes do fabricante de concessões de Moto2
O número de dias de testes privados para os fabricantes de Moto2 com concessões foi aumentado de sete para nove.