Nicolò Bulega continuou a afirmar a sua autoridade na ronda inaugural do Campeonato do Mundo MOTUL FIM Superbike de 2026, terminando como o mais rápido em ambas as sessões de Treinos Livres em Phillip Island — embora tenha sido a sua volta no FP1 a permanecer como a mais rápida do dia.
O piloto da Aruba.it Racing Ducati encerrou a sexta-feira com meio segundo de vantagem sobre o pelotão perseguidor, deixando um aviso claro ao resto do grupo na Austrália.
Bulega lidera e apresenta consistência como fator-chave.
Tal como no FP1, Bulega iniciou o FP2 com uma sequência longa de voltas, focando-se no ritmo e na consistência antes de registar um decisivo 1:29.131. Melhorou posteriormente para 1:29.101, garantindo o primeiro lugar em ambas as sessões, com 1.28,858.
Apesar do seu registo no FP2, foi o tempo do FP1 que permaneceu como o mais rápido no conjunto do dia.
O ritmo de Bulega deixou-o confortavelmente à frente de Alex Lowes (Bimota by Kawasaki Racing Team) e Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) na classificação combinada. O novo companheiro de equipa Iker Lecuona continuou a ganhar confiança aos comandos da Ducati Panigale V4R, terminando em oitavo da geral, a meio segundo de Bulega.
Sam Lowes teve um FP2 condicionado após uma queda no primeiro setor quando faltavam cerca de 20 minutos para o final. Apesar do contratempo, o seu 1:29.382 do FP1 garantiu-lhe o segundo lugar na classificação combinada.
Entretanto, Álvaro Bautista (Barni Spark Racing Team) registou uma volta tardia para assegurar o quinto lugar da geral com 1:29.482, superando Lorenzo Baldassarri (Team GoEleven) por apenas 0,002 segundos, enquanto o italiano continua a impressionar no seu regresso.
Tarran Mackenzie terminou em 13.º, imediatamente à frente do estreante Alberto Surra, que esteve entre vários pilotos que caíram na curva 4, o Miller Hairpin.
Bimota na luta
Alex Lowes foi o primeiro piloto a melhorar o seu tempo no FP2 em relação ao FP1, ao marcar 1:29.354, o que o colocou temporariamente no topo da sessão antes da resposta de Bulega.
Lowes garantiu o segundo lugar da geral, mas perdeu os minutos finais do FP2 após uma queda em lowside na curva 4. Conseguiu regressar à pista.
O colega de equipa Axel Bassani reforçou a competitividade da Bimota, terminando em quarto da geral com 1:29.468 no FP2, apenas um décimo atrás de Lowes na sessão.
Gerloff mostra consistência pela Kawasaki
Garrett Gerloff (Kawasaki WorldSBK Team) voltou a demonstrar um ritmo sólido, encerrando o dia em nono da geral. O norte-americano registou 1:29.692 no FP1 e confirmou com 1:29.699 no FP2, mantendo velocidade consistente de top dez ao longo da sexta-feira.
BMW continua a evoluir
Miguel Oliveira liderou a representação da BMW, terminando em décimo da geral com 1:29.746, obtido no FP1. O piloto português continua o seu processo de adaptação à BMW M1000RR na sua época de estreia no WorldSBK e manteve-se no top dez na classificação combinada.
Danilo Petrucci ficou na 12.ª posição após marcar 1:29.834, enquanto ambos os pilotos da BMW prosseguem o trabalho de desenvolvimento antes do fim de semana de corrida.











