No arranque do GP do Qatar de MotoGP, Miguel Oliveira fez o 15.º tempo do primeiro treino livre. Numa sessão em que os tempos são um aspeto secundário, o homem da CryptoDATA RNF MotoGP Team esteve no top cinco em mais do que uma ocasião, mas ficou em 15.º com um registo de 1m57,606s.
Início de sessão positivo para o «Falcão», que se colocou em terceiro com a sua primeira volta lançada. No entanto, apesar de melhorar, não conseguiu manter-se na zona cimeira, acabando por descer para fora do top dez. Ao cabo de sete voltas lançadas, Oliveira voltou à garagem quando era 13.º.
Já nos últimos 20 minutos, o #88 encetou a sua segunda série de voltas, quando tinha descido a 16.º. Se antes tinha usado dois pneus médios, agora optou por um médio à frente e um duro atrás. Logo na segunda volta melhorou consideravelmente para ficar em 11.º. Veloz nesta fase, viria a regressar ao top cinco durante alguns instantes.
Porém, até ao fim Oliveira não voltou a melhorar e foi descendo gradualmente até ao 15.º lugar em que terminou. Ficou a 1,213s do líder, Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati). Já o colega do luso, Raúl Fernández, foi quarto.