Miguel Oliveira terminou o treino do GP do Qatar de MotoGP na 19.ª posição. Depois de ter até liderado, não foi capaz de acompanhar o ritmo da frente na fase final e terá de passar pela primeira fase da qualificação – enquanto o seu colega da CryptoDATA RNF MotoGP Team, Raúl Fernández, fez o melhor tempo.
Com a sua primeira volta lançada, o piloto de Almada ficou em 12.º, entrando depois no top dez com a segunda tentativa. Pouco depois de um quarto de hora decorrido, quando ainda não tinha mostrado um ritmo sólido, estava em nono lugar, voltando às boxes.
No regresso à pista, pouco mais de dez minutos volvidos, apresentou dois pneus macios e melhorou no imediato para se colocar no topo da tabela. Pouco fez a sua segunda passagem pelas boxes. Quando voltou à pista, Oliveira já era quinto. Apesar de ter sido uma curta estadia, durante a mesma não melhorou e desceu a 13.º.
Quando encetou a sua última sequência de voltas, «Falcão» era já 16.º, continuando a perder posições. Quando melhorou o seu tempo, não chegou para ir além do 18.º posto em que se encontrava. Na sua última volta, Oliveira acabou por não poder melhorar devido a uma bandeira amarela motivada pela queda de Jack Miller (RedBull KTM) e terminou em 19.º.