Miguel Oliveira vai ter de disputar a primeira qualificação do GP dos Países Baixos de MotoGP. O piloto da Trackhouse Racing não foi além do 16.º lugar no treino desta tarde em Assen, sendo o único das quatro Aprilia a falhar o top dez.
Com a sua primeira volta lançada, o «Falcão» ficou na 15.ª posição, longe da frente. Com uma segunda volta invalidada devido a infração de limites de pista, caiu para a 20.ª posição… só na frente de Luca Marini (Repsol Honda), Brad Binder (Red Bull KTM) e Lorenzo Savadori (Aprilia), que não tinham voltas rápidas válidas.
Quando melhorou o seu tempo, Oliveira regressou ao top 15 por alguns instantes, e quando depois de quatro voltas lançadas entrou nas boxes era o 17.º classificado. A estadia na garagem foi rápida, voltando à pista com os mesmos pneus anteriores: duro à frente e macio atrás. Estabeleceu um ritmo constante no 1m33s alto e até melhorou o seu tempo, mas acabou a sequência de voltas no 18.º lugar. No regresso à pista melhorou o tempo, mas só subiu a 17.º.
Nas primeiras saídas à pista, Oliveira esteve a trabalhar mais na longa distância, com um pneu duro à frente e um macio atrás. Na quarta ida à pista, teve um pneu macio novo à frente e um médio novo atrás, lutando pelo ataque ao cronómetro.
Após melhorar para se posicionar em 13.º, o #88 voltou a entrar nas boxes, e o regresso à pista aconteceu nos últimos cinco minutos com dois pneus macios novos. Porém, não conseguiu melhorar e ainda desceu a 16.º.
- Saída 1: Pneu duro novo à frente e pneu macio novo atrás
- Volta 1: Saída das boxes
- Volta 2: 1m36,119s
- Volta 3: Volta eliminada
- Volta 4: 1m33,547s
- Volta 5: 1m39,303s
- Volta 6: Entrada nas boxes
- Saída 2: Pneu duro usado à frente e pneu macio usado atrás
- Volta 7: Saída das boxes
- Volta 8: 1m33,640s
- Volta 9: 1m37,460s
- Volta 10: 1m33,544s
- Volta 11: 1m33,622s
- Volta 12: 1m33,804s
- Volta 13: Entrada nas boxes
- Saída 3: Pneu duro usado à frente e pneu macio usado atrás
- Volta 14: Saída das boxes
- Volta 15: 1m36,208s
- Volta 16:
- Volta 17: 1m33,145s
- Volta 18: Entrada nas boxes
- Saída 4: Pneu macio novo à frente e pneu médio usado atrás
- Volta 19: Saída das boxes
- Volta 20: 1m35,412s
- Volta 21: 1m32,488s
- Volta 22: Entrada nas boxes
- Saída 5: Pneu macio novo à frente e pneu macio novo atrás
- Volta 23: Saída das boxes
- Volta 24: 1m33,003s
- Volta 25: Volta eliminada (bandeiras amarelas)
- Volta 26: 1m43,616s (fim de treino)