Michael Ruben Rinaldi foi o mais veloz de sexta-feira na ronda de Jerez do Mundial de Superbike. Os candidatos ao título ficaram no top três, com Nicolò Bulega a bater Toprak Razgatlioglu em segundo lugar. Ivo Lopes foi 25.º.
De manhã, Bulega (Aruba.it Ducati) ditou o ritmo no FP1, ao ser 0,022s mais veloz do que Razgatlioglu (ROKiT BMW), numa sessão em que Andrea Iannone (Team GoEleven/Ducati) fez o terceiro tempo. O equilíbrio foi nota de destaque, com os 14 primeiros a caberem em menos de um segundo. Lopes (Petronas MIE Racing Honda) foi 24.º, dois lugares acima do colega de equipa Tarran Mackenzie.
Mas, sem surpresa, os melhores tempos surgiram à tarde no FP2. Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) foi o primeiro líder, mas logo a seguir foi superado por Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team/Ducati). O italiano liderou em três ocasiões distintas e até foi quem mais tempo esteve no topo, durante quase meia hora consecutiva.
No entanto, a seis minutos do fim Rinaldi (Motocorsa Racing/Ducati) fez a melhor volta de todas em 1m39,591s. Bulega aproximou-se depois para ficar a 0,150s, enquanto Petrucci acabou em quarto a 0,229s. Razgatlioglu rubricou o quarto tempo a 0,277s do líder, e o top cinco foi fechado por Rea.
Na tabela combinada, Razgatlioglu foi terceiro, ao ser um dos poucos que não melhorou entre a manhã e a tarde. O turco, que lidera o campeonato, foi 0,025s mais lento do que Bulega a ficou a 0,175s do melhor tempo de Rinaldi. Quanto a Lopes, apesar de melhorar quase meio segundo no FP2, acabou o dia em 25.º, dois lugares atrás de Mackenzie.
Tempos:
FP2 results🏁👇
— WorldSBK (@WorldSBK) October 18, 2024
Fully Italian Top 3👏#SpanishWorldSBK 🇪🇸 pic.twitter.com/zFVOUM17cj