Máximo Quiles foi o vencedor da última corrida da época do Mundial FIM JuniorGP, realizada esta quarta-feira no Estoril. É a primeira vitória do piloto, que teve de lutar até ao fim terminando com menos de um décimo de segundo de avanço.
Já como campeão, Álvaro Carpe (STV Laglisse Racing/Husqvarna) começou a última corrida com um bom arranque desde a pole position, mas foi ultrapassado por Brian Uriarte (Seventy Two Artbox Racing Team/KTM) ainda na primeira volta. Adrián Cruces (Finetwork Team/KTM) era terceiro.
A classificação mudou consideravelmente na terceira volta, mas Brian Uriarte mantinha-se na liderança, agora com o colega de equipa Guido Pini em segundo. Cormac Buchanan (AGR Team/KTM) estava em terceiro a meio segundo.
Troca de líder na sexta volta, com Buchanan a passar para o topo durante alguns instantes, antes de ser ultrapassado por Quiles (Team Estrella Galicia 0,0/Honda). Brian Uriarte alargou uma trajetória, afundando-se na classificação… sem deixar de integrar o grupo da frente.
Na décima volta, Carpe voltou a liderar, na frente de Quiles, e Marcos Uriarte (CFMOTO Aspar Junior Team) estava em terceiro. Mas com constantes ultrapassagens na frente, a situação não durou muito, e Quiles estava a liderar uma volta depois. E, a quatro voltas do fim, era Jacob Rosenthaler (Liqui Moly Husqvarna Intact GP Junior Team) na frente.
Porém, o piloto perdeu posição para Quiles poucos instantes depois. Também Facundo Llambias (Team Estrella Galicia 0,0/Honda) ocupou a primeira posição. As mudanças de líder continuaram, com um grupo de quase dez pilotos a caber em menos de um segundo na entrada da última volta. Brian Uriarte liderava.
No entanto, foi ultrapassado na reta principal, com Quiles a passar para o topo com uma travagem corajosa. Apesar da forte pressão dos rivais, o #28 manteve a posição até ao fim para ganhar a corrida 0,040s na frente de Guido Pini (Seventy Two Artbox Racing Team/KTM) naquela que foi a sua primeira vitória no campeonato. Rosenthaler completou o pódio a 0,074s, seguindo-se Cruces e Llambias. Carpe, que alcançou o título na primeira corrida do dia, foi sexto.