A Yamaha trabalha num novo motor V4 para o MotoGP, abandonando no futuro a sua filosofia de quatro cilindros em linha. É o único dos atuais fabricantes na categoria rainha a ter este tipo de motorização, juntando-se agora às soluções dos rivais.
Max Bartolini, diretor técnico, explicou ao site Crash.net que não é de esperar que o desempenho do motor em si tenha diferenças significativas – sendo antes algo que vem ter impacto no design da moto como um todo:
– Com o V4, todos pensam no motor em si. Mas julgo que a maior vantagem é do desenho da moto, mais do que do motor. Em termos de potência pura, honestamente ao ouvir o nosso departamento de motores, não deve ser uma grande diferença. Mas há algumas formas de gerir o desenho da moto que serão um bocado mais fáceis com o V4.
Ao nível dos pneus, o V4 também tem vantagens, segundo o engenheiro: ‘Também vai mais na direção dos pneus, porque é sempre uma questão de como os pneus funcionam. A Yamaha era muito boa com os Bridgestone. E seguramente eles tiveram muitas corridas boas também com a Michelin. Mas a Michelin é mais para usar o pneu traseiro do que o da frente. Isto é como que onde o desenho de motor [V4] pode ajudar; a construir uma moto em torno do motor nessa direção. Portanto, este é o desafio. Honestamente, fazer o motor é difícil, mas acho que é mais [importante] fazer a moto em torno do motor [V4].