Maverick Viñales foi o último a pontuar na Sprint hoje e voltou a demonstrar estar muito infeliz com a forma como a sua moto trabalhou, primeiro no início onde perdeu muitas posições, e depois lamentando a incapacidade para pilotar quando está no meio de outros pilotos.
Na análise ao seu dia, o piloto da Aprilia Racign começou por falar sobre o começo da Sprint: ‘A única coisa que me lembro é primeiro a travagem, o dispositivo de arranque não acionou e por isso fiz dois, três, e obviamente não há como controlar quando o dispositivo está em baixo e aí perdi muitas posições. Depois creio, para ser sincero não tinha ritmo para estar com os rapazes da frente, porque se o tivesse poderia ultrapassar mas tal não foi possível e veremos amanhã’.
O ponto alto foi mesmo a qualificação, onde foi terceiro: ‘Estou muito feliz com a qualificação. De mais de 100%, ontem e hoje, mas na corrida não fui capaz, provavelmente se estivesse sozinho fosse capaz de fazer bons tempos de volta mas quando estou com pessoas é muito complicado pilotar rápido’.
Relativamente às dificuldades para ultrapassar, o #12 explicou que a forma como a moto funciona, particularmente em curva é complicada:
– O que sinto é que não somos rápidos o suficiente na reta para estar próximo deles o suficiente para tentar ultrapassar. O que sinto sempre quando estou atrás de outros é que tenho de usar muita pressão dianteira, travar, e não desacelero, continuo a ir rápido, e por isso tenho de travar muito cedo e quando ter velocidade em curva, travo e quando volto a acelerar a moto não tem binário. Creio que a nossa moto funciona de forma um pouco diferente neste departamento: temos de travar tarde mas a determinada altura largar o travão dianteiro e manter a velocidade em curva. A maneira de fazer as curvas para mim é completamente diferente e quando estou atrás de alguém é difícil ter sequer oportunidade para ultrapassar.
Sobre as expectativas para amanhã, Viñales referiu: ‘Estou motivado, calmo e aberto a todas as situações, quer chova quer não. Irei estar muito concentrado e em trazer para casa o máximo que consiga’.