Maverick Viñales está na luta pelas posições cimeiras no GP das Américas de MotoGP. O piloto da Aprilia foi o segundo no treino de ontem, a apenas 0,076s do líder Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati).
O espanhol deixou claro que ficou agradado com esta sexta-feira em Austin: ‘Foi um bom dia, a desfrutar da moto, a desfrutar da pista. Este é um bonito traçado, é tão agradável quando te sentes bom nesta pista que consegues atacar nas curvas rápidas, mudanças de direção. Posso dizer que desfrutei muito’.
Apesar das boas voltas de ontem, Viñales está convicto de que há margem para melhorar – mesmo mostrando-se impressionado com os tempos de volta já muito baixos:
– Ainda posso melhorar, não estou perfeito. Os setores 3 e 4 são o principal foco para sábado. No entanto, serão poucos décimos; na sexta-feira pilotámos muito velozes – eu e o Martín. É incrível ir já tão baixo na sexta-feira. Então vi que fiz 2m02,0s, quase a cair e a sair da pista, e disse: «Bem, talvez se juntar tudo consigo fazer 2m01s baixo». E estou muito orgulhoso do trabalho da equipa porque isto não é daqui, é de Portimão. É bom. Sinto-me bem com a moto, sinto que a velocidade está aí.
Sobre em que medida pode melhorar nos setores 3 e 4, Viñales garantiu que não será com alterações à Aprilia RS-GP: ‘É só a travagem forte. Com o [pneu] médio traseiro estou bem, mas com o macio traseiro o travão motor ainda precisa de melhorar um bocado. Talvez também eu atacar um bocado mais, arriscar um bocado mais, mas ambos farão uma boa combinação. Penso que é mais nisso, porque não tocaremos na moto; a moto está a funcionar bem’.