Depois de ter brilhado há duas semanas em Austin, este não foi claramente o caso de Maverick Viñales no GP de Espanha, com o piloto a dizer que as “condições mistas ou molhadas”, aliadas à falta de experiência nessas mesmas condições com a sua atual moto não o ajudaram. Ainda assim, há alguns pontos em que ele quer ver a RS-GP melhorar, algo em que vai pedir à Aprilia para começar a desenvolver.
Em declarações à imprensa, o piloto da Aprilia Racing começou por explicar que as condições climatéricas tiveram um papel importante no seu desempenho, devido, muito provavelmente, à falta de experiência: ‘Espero sempre sair e ir para a frente, obviamente. Mas o fim de semana foi um pouco ofuscado pela falta de experiência em condições mistas ou de chuva com a moto 2024. Temos de aprender a lição e estar preparados para o caso de voltar a acontecer uma situação destas. Mas apesar de vir de trás, aquecer os pneus e apanhar os tempos, estive em luta com o [Marco] Bezzecchi. Por isso, temos de ser positivos e olhar em frente, porque num fim de semana em que não conseguimos estar onde precisávamos, também não foi uma má posição. Penso que tivemos muita sorte pelo facto de alguns dos nossos rivais também terem falhado’.
Olhando para o Teste que vai ter lugar amanhã, o piloto espera que os tempos sejam super rápidos, ao mesmo tempo que explica onde pode ser melhor e quais as áreas que precisam de ser trabalhadas: ‘Não vai chover amanhã e amanhã a pista vai ser um espetáculo. Vai ser 37 com uma mão. Mas há coisas que ainda precisam de ser melhoradas na mota e há espaço para melhorias. Gostaria de melhorar a travagem. A mota ainda é um pouco sensível. Quando travo, quero procurar o limite com a frente até deslizar um pouco, a traseira quer passar-me. Por isso, podemos trabalhar nestas pequenas coisas para sermos mais fortes em Le Mans’.
Depois, também abordou o assunto, no DAZN: ‘A partir deste fim de semana, vou manter a ideia de melhorar. Temos de melhorar e estar preparados para todos os tipos de condições. E pressionar a equipa para que a moto faça melhores arranques; Se eu arrancar em décimo primeiro, tenho de passar em sexto na primeira volta. Por isso, vou pressionar muito Noale para que continue a melhorar e para que melhore o arranque’.