Naquela que é a sua quarta participação no Dakar, Mason Klein será este ano piloto de fábrica da Kove pelo segundo ano seguido – sendo a grande esperança do construtor chinês que procura assumir-se no todo-o-terreno.
O americano de 23 anos tem um nono lugar como melhor resultado, tendo abandonado as últimas duas edições do Dakar. Ao site oficial da prova, Klein afirmou:
– Pegar na moto para o rali será muito mais fácil do que no ano passado! Trabalhar com o pessoal espanhol foi o mais importante, eles fizeram muito trabalho duro, ajudando-me a mim a fazer todo o desenvolvimento da moto e a testar o motor. Inspira muito a confiança. É a melhor moto que alguma vez pilotei, então estou muito entusiasmado com isso. Tem um motor completamente diferente, um quadro diferente, tudo. É outra vez a minha moto e será construída da forma certa para o Dakar. Ainda há pequenas coisas que estamos a tentar entender, mas a base é muito boa.
Ao longo do ano passado, Klein também participou no campeonato brasileiro de todo-o-terreno, e considera que foi uma experiência valiosa: ‘Em 2024 competi com a Honda no Brasil. Fiz o campeonato de lá e acabei em segundo. Foi muito duro para mim, porque é um desporto completamente diferente. O tipo de corrida e de terreno é muito diferente lá, é como em Espanha. Queria melhorar a minha pilotagem em todas as condições. Queria melhorar com a escolha de trajetória e derrapagem, e diria que agora sou ainda melhor na navegação’.
Apesar de não ficar desagradado com um top dez em determinadas circunstâncias, o #98 acredita que tem uma moto vencedora em mãos: ‘Estou empolgado. Só quero pilotar todos os dias no Dakar 2025, e quero pilotar rápido. Se tivesse de levar as coisas com calma, diria que ficaria bem com o top dez. Mas para ser honesto, se não estiver lá a lutar por um pódio, ficarei muito zangado. Esta moto tem o potencial para ganhar. Para ganhar ainda precisas de alguma sorte, agora percebo isso. Se não for este ano, então no próximo ano será a moto na qual competir. Pilotei uma KTM de fábrica, então sei como deve ser uma moto de topo, e vejo os muitos passos em frente da Kove’.