Mario Mayor alcançou esta quarta-feira o título no Europeu de Stock. Terminou a época com um quarto lugar no Estoril, suficiente para selar a conquista. Dino Iozzo dominou do princípio ao fim, inclusive depois de uma interrupção com bandeira vermelha.
O holeshot foi de Iozzo (IUM Motorsports/Yamaha), que partiu da pole position e manteve-se na frente. Lorenzo Dalla Porta (Yamaha GV Macrobonsai Racing) não teve um bom arranque, ao perder várias posições. Já o seu colega de equipa, rival na luta pelo título e líder do campeonato, Mario Mayor, subiu a segundo.
Na segunda volta, foi mostrada uma bandeira vermelha para assistência a dois pilotos que tinham caído na primeira curva: Cristian d’Arliano (Pinamoto RS/Yamaha), Eric Molina (Fifty Motorsports/Yamaha) e Rodrigo Valente (PS Racing/Yamaha). Todos estavam conscientes.
Depois de uma longa pausa, a corrida foi reatada com 11 voltas. E, mais uma vez, Iozzo aproveitou a pole position para manter a liderança. No entanto, desta vez foi ultrapassado na primeira curva por Archie McDonald (MRE Talent/Yamaha)… antes de recuperar a posição ainda na primeira volta.
O sul-africano começou, então, a isolar-se na liderança, enquanto McDonald se manteve em segundo a liderar o grupo perseguidor. Lá estavam também os dois principais candidatos ao título: Dalla Porta e Mayor.
Iozzo esteve imparável: chegou a ter mais de dois segundos e meio de avanço para McDonald, que também acabou por se destacar no segundo lugar. Entretanto, Demis Mihaila (MDR Competición/Yamaha) abandonou na terceira volta, com aparentes problemas na moto.
A luta pelo título passava a ser entre Mayor e Dalla Porta. Os dois pilotos da Yamaha GV Macrobonsai Racing nunca se largaram, ocupando as terceira e quarta posições alternadamente. Mayor estava confortável com essa posição, enquanto para Dalla Porta era insuficiente – tinha de recuperar 11 pontos.
Sem rivais à altura, Iozzo consumou a vitória de forma tranquila, batendo McDonald por 1,601s. Dalla Porta alcançou em definitivo o terceiro lugar na sexta volta, fechando o pódio pouco mais de dois décimos à frente de Mayor… que, com o quarto lugar, consumou o título. Andy Verdoïa (Frando Racing VHC Team/Yamaha) completou o top cinco.
Para além de Valente, envolvido no acidente da primeira volta antes da bandeira vermelha, outros dois portugueses estiveram en ação. Gonçalo Capote (Easyrace Team/Yamaha) foi o mais forte em 18.º, logo na frente de Gonçalo Ribeiro (Fifty Motorsport/Yamaha), terminando separados por cerca de dois décimos de segundo. Os lugares pontuáveis ficaram a mais de quatro segundos de distância de ambos.