Andrea Iannone regressou ao MotoGP no GP da Malásia de MotoGP. Sem preparação prévia, apesar de uma época no Mundial de Superbike lhe ter dado ritmo competitivo, o piloto teve dificuldades ao nível físico e esteve nos últimos lugares.
Marco Melandri considera que «The Maniac» podia e devia ter feito melhor, comentando ao Corse di Moto que o início até pareceu promissor no primeiro treino livre: ‘Penso que todos esperavam mais do Andrea Iannone, em especial depois da sexta-feira de manhã quando ele pareceu ter começado bem. Mas poucos mudaram os pneus. Na Malásia, pneus novos fazem uma diferença incrível’.
Porém, daí em diante o antigo piloto não viu qualquer evolução de Iannone durante a ronda de Sepang – onde o #29 substituiu o lesionado Fabio Di Giannantonio na Pertamina Enduro VR46:
– Na corrida, eu esperava que o Iannone tivesse dificuldades para pontuar, mas não pensei que seria tão mau. Não vi qualquer crescimento ao longo do fim de semana. Os tempos, do meio da corrida em diante, foram decididamente lentos. Ele fez tempos que eu e o [Casey] Stoner fizemos em 2007. Na minha opinião, ele tem e consegue fazer melhor.