O nome Marcellino Lucchi passa despercebido à grande maioria dos amantes de motociclismo mas a verdade é que o italiano é piloto de testes não oficial da Aprilia e tem uma história longa com a fabricante de Noale, e foi um dos responsáveis pelo caminho que hoje a RS-GP percorreu até chegar onde está, numa período muito mais precoce da fabricante.
Lucchi concedeu uma entrevista ao GPOne durante o Aprilia All Stars onde falou sobre o seu trabalho há muitos anos com a fabricante e como nunca foi um piloto de testes oficial e a tempo inteiro – como é Lorenzo Savadori por exemplo – com este recordar o seu trabalho com a RS Cube, e mais recentemente com a Aprilia 500, como explicou citado pelo Motosan: ‘Diria que são motos que conheço muito bem. Com esta 500 não fiz todo o desenvolvimento, mas fiz duas corridas lá (Misano) porque o Doriano Romboni tinha-se lesionado, e devo dizer que me lembro bem das duas’.
Numa fase menos avançada tecnologicamente, ele que pilotou as 250cc durante mais de duas décadas, de 1982 até 2004, sabe bem como era difícil estar ao comando destas motos: ‘Mas era uma moto muito difícil de pilotar, uma moto que, com a eletrónica que tínhamos naquela altura, era realmente difícil. Os cavalos que tinha eram muitos para o seu peso. Eu diria que a eletrónica não era adequada, por isso quem a pilotava e conseguia andar rápido era um bom piloto’.
A RS Cube viria a ser útil para produzir outras motos no futuro, tal como Lucchi explicou: ‘A RS Cube foi difícil no início. A Aprilia estava no começo do trabalho com a eletrónica de uma 4 tempos. Havia muita potência, mas a entrega era muito má. Era muito pior para pilotar do que a 500. Mas, pouco a pouco, começámos a aperfeiçoar certos aspetos e ainda havia muito espaço para trabalhar, mas depois o projeto foi encerrado, porque sabemos que, naquela altura, a Aprilia foi vendida à Piaggio’.
O que hoje é a V4 da fabricante foi a base para as motos mais atuais: ‘No entanto, a experiência que tivemos com o Cube foi muito útil para o V4, que se tornou a base da RSV4, uma moto vencedora. A experiência que os técnicos adquiriram com aquele Cube foi muito útil para criar as motos que vieram depois’.