Marc Márquez obteve a sua primeira vitória da época de MotoGP, e a primeira com uma Ducati e com a Gresini. Para tal, dominou o GP de Aragão no passado domingo.
Para Jorge Lorenzo, vários fatores juntaram-se para permitir esta prestação impressionante do oito vezes campeão, conforme referiu no seu podcast Dura La Vita:
– A verdade é que voltámos a ver um Márquez dominador que aparecia nos bons momentos dele na Honda; por exemplo em Sachsenring, em Austin, na Argentina que também tinha um asfalto não com muita aderência. Penso que se juntaram vários fatores importantes: as curvas à esquerda – na realidade é um circuito misto, mas as curvas à esquerda são muito longas e estás muito tempo inclinado, com a aceleração, com o controlo da aceleração e a derrapagem, e o Marc é muito especialista nisso.
O antigo piloto considera que o asfalto com pouca aderência teve uma preponderância particularmente alta: ‘Depois, acima de tudo, esse asfalto novo que ofereceu uma aderência inesperada. Normalmente um asfalto novo oferece muito mais aderência e os tempos baixam muito mais do que com um asfalto antigo, mas não foi o caso. Isso proporcionou que o Márquez – que se encontra muito bem com pouca aderência – juntasse esses dois fatores’.
Esta foi a primeira vitória da época para Márquez, à 12.ª ronda: ‘Penso que o Márquez teve 11 oportunidades de ganhar, se não ganhou é porque não conseguiu’, comentou Lorenzo.