Marc Márquez continua com o seu destino ainda oficialmente por anunciar ainda tudo leve a crer que em 2024 deverá estar com a Gresini Racing mas isso não impede o piloto de tecer algumas considerações sobre o campeonato onde os pilotos ao comando da Desmosedici estão em particular bom plano e é opinião do espanhol que Jorge Martín será o campeão este ano.
A atual temporada tem sido marcada por uma corrida renhida entre os pilotos ao comando da GP23, com Martín (Prima Pramac Racing) a ganhar muitos pontos recentemente a Pecco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), e são atualmente apenas três pontos a separá-los após o GP do Japão quando estão ainda 222 pontos ainda em disputa.
Marc Márquez tem uma ideia bastante clara sobre o tema e, citado pelo AS, deu a sua opinião sobre quem é o favorito à vitória final: ‘Para mim, será o Jorge Martin. A velocidade deles é muito semelhante e ambos têm os seus pontos fortes. Mas o Martín não tem nada a perder, e Bagnaia tem tudo’
É opinião de Márquez que o facto de Martín não fazer parte da equipa de fábrica acaba por servir como motivação extra enquanto Bagnaia, atual campeão do mundo e com as insígnias de fábrica, acaba por ter alguma pressão para apresentar «outros» resultados. Além do mais, Martín está neste momento em grande forma e a atravessar uma série de vitórias, com a diferença para o italiano a ficar cada vez menor: ‘Quando tens essa concentração e velocidade extra, tudo sai, e sentes essa sensação com a moto’.
Há ainda a recordar o impacto que Martín está a ter este ano apesar de não estar com a equipa oficial, numa «corrida» ganha por Enea Bastianini que começou a época com uma grande lesão e está longe ainda de mostrar o potencial que lhe valeu um lugar de fábrica.