Início avassalador de Marc Márquez no GP de Aragão de MotoGP. O oito vezes campeão do mundo dominou o primeiro treino livre na MotorLand Aragón, terminando com quase meio segundo de vantagem. Miguel Oliveira foi sétimo.
O primeiro líder da sessão foi Maverick Viñales (Aprilia), na frente de Johann Zarco (LCR Honda) separados por 0,286s. No entanto, era uma fase muito inicial e os tempos melhoraram consideravelmente logo de seguida.
Ao cabo de dez minutos já era Álex Márquez (Gresini/Ducati) no topo da tabela, perseguido por duas KTM: Jack Miller (Red Bull KTM) e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)… até que, pouco depois, Oliveira (Trackhouse/Aprilia) se colocou na frente. Acosta melhorou instantes depois para ficar a 0,015s, enquanto Zarco chegou a terceiro.
Ainda no primeiro quarto de hora, Miller passou por breves instantes pela liderança, foi batido por Oliveira logo a seguir, e ambos foram ultrapassados por Marc Márquez (Gresini/Ducati) que liderava a meia hora da bandeira de xadrez.
A 26 minutos do fim, Acosta passou para segundo, mas estava a mais de meio segundo de Marc Márquez. Cinco minutos mais tarde, Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) subiu a terceiro antes de melhorar para segundo.
A fase final da sessão não trouxe mudanças significativas. Marc Márquez confirmou a liderança ao melhorar para 1m48,289s, sendo 0,483s mais veloz do que Martín. Acosta, Binder e Di Giannantonio completaram o top cinco na frente de Álex Márquez (Gresini/Ducati). O líder do campeonato, Francesco Bagnaia (Ducati) teve uma sessão difícil, com algumas saídas de pista, e não foi além de 21.º… apenas à frente de Aleix Espargaró (Aprilia).
Quanto a Oliveira, depois de ter chegado a liderar, o português não foi além da sétima posição, mas ficou o encorajamento de uma sessão consistente em que esteve sempre entre os dez mais velozes.