Começou o GP da Emília Romanha de MotoGP em Misano. Marc Márquez fez o melhor tempo do primeiro treino livre desta manhã, no qual as condições do asfalto deixaram vários pilotos na garagem durante mais de 20 minutos. Miguel Oliveira acabou em 11.º.
Com a pista húmida, os primeiros minutos da sessão tiveram pouca ação, com apenas dois pilotos a fazerem logo voltas lançadas: Brad Binder (Red Bull KTM) e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM). Pouco depois, foi a vez de Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46/Ducati).
Com cerca de metade do treino decorrido, apenas sete pilotos tinham pelo menos uma volta lançada registada: Binder, Jack Miller (Red Bull KTM), Augusto Fernández (Red Bull GasGas Tech3/KTM), Bezzecchi, Maverick Viñales (Aprilia), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e Acosta.
Mais pilotos começaram a entrar em ação, e a 18 minutos do término Viñales destronou Binder da liderança que o sul-africano ocupava há algum tempo. Quartararo foi o homem que se seguiu no topo da tabela de tempos, e foi melhorando a sua marca para manter a posição até que, nos últimos dez minutos, Acosta passou para a frente.
Depois, foi Martín (Prima Pramac/Ducati) a ditar o ritmo, com Marc Márquez (Gresini/Ducati) em segundo. O oito vezes campeão do mundo ainda teve algo mais de reserva, e chegou à liderança com as suas duas últimas voltas batendo Martín por apenas 0,063s.
Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati) ficou em terceiro. O top cinco foi completado por Francesco Bagnaia (Ducati) e Viñales, com este último a ficar a 0,409s do topo. Quanto a Oliveira, o luso da Trackhouse Racing foi um dos vários pilotos que só rodou na segunda metade do treino, terminando em 11.º a 0,741s de Marc Márquez.