Marc Márquez manteve o bom nível em Jerez durante o teste desta segunda-feira. O piloto da Gresini foi o quinto classificado e, mais importante, sentiu diferenças consideráveis para melhor no seu trabalho.
O espanhol explicou que teve uma precisão muito maior nos seus comentários do que na pré-temporada: ‘Experimentámos pequenas coisas durante todo o dia, mas estou muito contente com o teste porque comparando com os testes da Malásia e do Qatar houve uma grande diferença nos meus comentários. Nos testes da Malásia e do Qatar, ainda estava a adaptar o meu estilo de pilotagem à moto, tinha algumas dúvidas e disse-lhes «talvez sim, talvez não». Mas hoje houve um grande passo nesse sentido, foi bastante preciso nos comentários. Isto ajuda os técnicos a conhecerem melhor o meu estilo de pilotagem. Demos alguns passos que veremos se podem funcionar nas próximas corridas’.
Segundo Márquez, este progresso vem de já estar familiarizado com a moto: ‘É porque conheço melhor a moto, e tiro mais proveito das coisas boas. Basicamente para mim foi bastante bom porque acabamos o teste e não é como «temos a dúvida». Se temos este problema seguimos outra direção e encontraremos o máximo’.
O oito vezes campeão do mundo pôde testar algumas soluções dadas pela Ducati, como referiu: ‘Experimentámos algumas coisas para eles que os pilotos de fábrica já estão a usar. E experimentámos algumas coisas só porque por vezes eles querem conhecer os comentários de outro piloto. E o mais importante é que os comentários foram precisos, penso que foram o que eles esperavam. Mas neste momento trabalhamos muito com a afinação e basicamente tentamos encontrar o melhor com o que temos’.