Marc Márquez foi o mais veloz no primeiro treino livre do GP de Portugal de MotoGP. A sessão desta manhã em Portimão foi animada, com um grande equilíbrio e mudanças constantes na tabela de tempos. A competir em casa, Miguel Oliveira começou com um encorajador oitavo lugar.
Na fase inicial da sessão, a liderança pertenceu a Jack Miller (Red Bull KTM), até que nas terceiras voltas lançadas o australiano desceu a sexto e Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) chegou ao topo da classificação. Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team/Ducati) era segundo. Não muito depois, Miller regressou ao topo.
Estes minutos iniciais estavam dinâmicos, com muitas mexidas na tabela de tempos. Álex Rins (Monster Energy Yamaha) liderou no fim do primeiro quarto de hora, com Bezzecchi em segundo a também ultrapassar Miller… assim como fez, pouco depois, Augusto Fernández (Red Bull GasGas Tech3/KTM) para se colocar em terceiro.
A 29 minutos do fim, o bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati) fez o terceiro tempo por alguns instantes, antes de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) melhorar para chegar a primeiro. O francês foi superado pelo antigo colega de equipa Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati). Faltavam 25 minutos para o término quando Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) passou a ditar o ritmo: foi o primeiro a rodar no 1m41s e bateu Morbidelli por quase meio segundo.
Já na segunda metade da sessão, Miller retomou a liderança ao ser 14 milésimos mais veloz do que Acosta. Essa foi uma fase de muitas melhorias de tempos, com Acosta a cair para quinto: foi também ultrapassado por Rins, Maverick Viñales (Aprilia) e Álex Márquez (Gresini/Ducati).
Faltava menos de um quarto de hora no relógio quando Oliveira (Trackhouse Racing/Aprilia) esteve na liderança da tabela durante alguns segundos, antes de ser batido por Marc Márquez (Gresini/Ducati). O espanhol foi o primeiro a rodar no 1m40s, tal como fizeram depois outros pilotos… incluindo Brad Bibder (Red Bull KTM) e Viñales, que o superaram a menos de dois minutos do fim para ficarem nas duas primeiras posições.
Mas o melhor estava reservado para o fim. Marc Márquez fez uma nova volta forte para regressar em definitivo à liderança, com um tempo de 1m40,484s. Viñales foi segundo a 0,165s, seguindo-se Binder e Miller. Morbidelli fechou o top cinco na frente de Martín e de Rins. Oliveira concluiu na oitava posição a 0,623s do topo. Bagnaia foi 13.º a 0,805s de Marc Márquez.