Terra sagrada. Casa. Território inimigo. Tudo isto é verdade ao mesmo tempo para a grelha da MotoGP no Circuito Mundial Marco Simoncelli de Misano, com o palco montado para um confronto intrigante este fim-de-semana no Grande Prémio Red Bull de San Marino e da Riviera di Rimini.
O líder do campeonato, Jorge Martín (Prima Pramac Racing), dirige-se para território inimigo com uma vantagem de 23 pontos no topo da classificação, mantendo-se à frente do herói local Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). O incentivo para derrotar o atual campeão no seu próprio território e para a sua própria equipa italiana será igualado apenas pela determinação do #1 em impedi-lo de fazer exatamente isso. Especialmente porque Bagnaia procura recuperar – algo que ele aparentemente consegue fazer de forma mágica quando mais precisa.
Entretanto, Marc Márquez (Gresini Racing MotoGP) voltou ao topo em Aragão, 1043 dias após vencer o seu último Grande Prémio. E isso aconteceu por acaso no GP da Emilia-Romagna em Misano em 2021. Ele é o piloto com mais vitórias em todas as categorias em Misano, e adoraria adicionar mais uma. Os seus incentivos também preparam um confronto para lembrar: território inimigo. Território de futuro colega de equipa. E atual território da equipa…
O piloto com o próximo maior número de pódios e um histórico exemplar em Misano, entretanto, é outro herói local: Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team). O pesadelo dos treinos e da Q1 da Beast deixou-o com trabalho a fazer em Aragão, mas ele fê-lo, cortando a ordem como sempre para voltar à frente e só ceder o terceiro lugar geral por apenas um ponto. Pode não ter sido o fim-de-semana que ele esperava, dado o GP de Aragão de 2022, mas estava longe de ser um desastre no final. Misano provavelmente verá Bastianini a lutar pela glória mais uma vez.
Os heróis locais não param por aqui. No ano passado, Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) conquistou dois pódios e espera que um pouco de magia local seja adicionada à mistura também numa temporada mais difícil. O colega de equipa Fabio Di Giannantonio ainda tinha a vantagem antes de uma penalização de pressão dos pneus em Aragão, no entanto, e com mais alguns dias para voltar a uma forma melhor, ele será alguém a observar na sua casa e na da equipa. Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) continua uma trajetória impressionante de progresso nas últimas rondas também, com Misano sendo outra oportunidade de juntar tudo e tentar atacar para o pódio.
Atacar para aquele pódio era exactamente o que Álex Márquez (Gresini Racing MotoGP) estava a fazer durante grande parte do GP de Aragão, antes que ele e Bagnaia acabassem embrulhados na gravilha. Além das colunas de opinião, cada um teve a oportunidade de apresentar o seu caso e o resultado da investigação dos Comissários do MotoGP foi: nenhuma ação adicional. Podemos esperar mais ação de um tipo diferente enquanto o #73 enfrenta a ronda em casa para Gresini e Ducati na frente do que pode ser uma multidão parcial mais parcial para o lado de Pecco Bagnaia do argumento, mas há muitas corridas mesmo na memória recente onde o incentivo para provar um ponto tem sido poderoso.
Entretanto, a Aprilia tem muita glória em casa em jogo para a sua máquina e fábrica, e depois de um GP de Aragão mais difícil, vão querer recuperar rapidamente. No Dia 1, todos os quatro RS-GPs estavam entre os dez primeiros: Aleix Espargaró e Maverick Viñales (Aprilia Racing) na cauda de Márquez, e Miguel Oliveira e Raúl Fernández levantando a bandeira da Trackhouse. Mas no sábado ficou mais difícil e vão querer muito mais de Misano. Viñales também tem um histórico destacado na pista…
Depois vem KTM e GASGAS. De volta mais perto da frente em Aragão com dois pódios para Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) e Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) logo atrás dele após a sua própria boa forma na Áustria, houve muitos pontos positivos e Misano já sediou alguns para a marca antes. Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) está a ter uma jornada de altos e baixos com velocidade impressionante e má sorte ou problemas às vezes, então estará à procura de um fim-de-semana mais suave, e Augusto Fernández (Red Bull GASGAS Tech3) teve alguns pontos positivos também do MotorLand. Misano aguarda com outra oportunidade de redefinir – e outro coringa para Pol Espargaró com Red Bull KTM Factory Racing.
Stefan Bradl também estará na pista para a equipa de testes da HRC, e para a Honda, houve uma primeira de 2024 em MotorLand, quando Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) avançou diretamente para o Q2, mostrando velocidade impressionante durante todo o fim-de-semana, apesar de infelizmente cair no sábado. Ainda assim, isso é um bom sinal numa caixa enquanto a marca japonesa procura avançar, e Luca Marini (Repsol Honda Team) estará especialmente ansioso em fazê-lo este fim-de-semana em casa. O colega de equipa Joan Mir teve a vantagem em MotorLand no seu. Mas de todos, foi Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda LCR) que realmente conseguiu o melhor resultado de domingo da Honda até agora nesta temporada, chegando em P11 quando todas as penalizações foram ditas e feitas. À medida que o seu futuro como piloto de desenvolvimento é confirmado, o seu valor parecia sublinhado mais uma vez.
Entretanto, a Yamaha recentemente fez o seu próprio teste privado em Misano, então será interessante ver onde começam quando regressarmos à corrida. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) fez um sábado mais que sólido em MotorLand para lutar contra Bagnaia e conquistar pontos de Sprint, mas uma queda no domingo deixa um pouco de “o que poderia ter sido” para trás. O que foi, para o colega de equipa Álex Rins, foi um top dez, embora agora deixe a fábrica focada em reduzir o défice de tempo. O que será em Misano? Tradicionalmente é uma pista forte para a Yamaha.
O Campeonato permanece próximo, mas há cada vez mais pressão no duelo no topo, com o momento repentinamente de volta para Martin. Mas um Bagnaia a precisar de um resultado é um Bagnaia a ser subestimado por sua conta e risco, e Marc Márquez agora voltou ao topo. E entretanto, Bastianini olha através da sua sala de troféus, conduz até ao seu autódromo local e procura roubar os holofotes e reduzir essa diferença para o topo…
Quem vai levar os troféus? Junte-se a nós este fim-de-semana para o Grande Prémio Red Bull de San Marino e da Riviera di Rimini para descobrir!
Sábado
Corrida Sprint: 14:00 (Portugal continental)
Domingo
GP: 13:00 (Portugal continental)
Source: MotoGP