O ano de 2013 marcou o início de uma era no MotoGP e com Marc Márquez como dominador, e logo com a conquista do Mundial no seu ano de estreia, numa grelha com nomes como Casey Stoner, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Contudo, a ‘sorte’ acompanhou o espanhol nesse ano em concreto, considera Livio Suppo.
O responsável foi questionado pelo Motosan sobre esse ano em particular e como a Honda tinha a ideia de colocar na mesma garagem Stoner e Márquez, e se é da opinião que o australiano poderia bater o então rookie, esclareceu: ‘É impossível dizer, sendo honesto. Se olharmos para essa época, o Marc foi incrível para ser um estreante’.
Suppo explicou ainda que o fator «sorte» esteve envolvido: ‘No entanto, também houve alguma sorte envolvida: o campeonato foi possível, em parte, porque tanto o Jorge como o Dani, que naquele momento eram os mais fortes, sofreram lesões’.
E continuou: ‘ ‘Sem as lesões do Jorge e do Dani, provavelmente um deles teria ganho o campeonato porque tinham mais experiência que o Marc. Com o Casey, seria difícil prever. Se o Casey tivesse estado em plena forma (não como em 2012, quando teve problemas), naquele momento tinha muito mais experiência que o Marc, pelo que teria sido complicado para ele vencê-lo’.
Contudo isso é algo que não se irá saber, jamais: ‘Mas nunca se sabe, porque no papel, também o Jorge e o Dani eram mais fortes, e mesmo assim o Márquez ganhou’.
Por: AM