À medida que o campeonato MotoGP se aproxima do seu final este ano, com apenas cinco corridas restantes, incluindo a próxima na Austrália, há muito a discutir. Livio Suppo partilhou as suas perspetivas sobre vários tópicos, começando pela saída de Marc Márquez da Honda e a situação de Miguel Oliveira com a Aprilia, depois abordando o desempenho de Alex Rins e também explorando alguns aspetos técnicos do atual MotoGP.
Saída do Márquez: Perspetiva do Suppo “É evidente que, ao ver um piloto do calibre de Marc Márquez passar por toda a recente turbulência e eventualmente romper um contrato lucrativo de 10 anos com a Honda… Oliveira pode pensar, ‘Se o Márquez fez, eu também posso’. Pode ser o movimento ideal para ele, especialmente considerando a sua fama em Portugal. No entanto, os contratos são feitos para estabelecer regras. Atualmente, Oliveira também está frustrado com a sua moto, que não está a desempenhar tão bem quanto as outras, e teme que a Aprilia possa avançar no próximo ano. Talvez fosse melhor se os pilotos assinassem sempre contratos de um ano.”
Transição do Alex Rins Rins adaptou-se bem à LCR Honda, embora esteja prestes a mudar-se para a Yamaha no próximo ano. Suppo expressou: “Estou contente por ele e pelo Lucio. No início da temporada, ele garantiu o terceiro lugar numa corrida afetada pela chuva num circuito que lhe é favorável. Mas para alguém que tem dificuldade em caminhar e ainda termina a corrida como o melhor Honda, é louvável. A sua vitória em Austin deve ter impulsionado o seu moral. Alex possui um talento imenso; a sua saída é uma grande perda para a Honda.”
Perspetivas Técnicas do Suppo “Não sou piloto nem técnico, mas ouço o que os pilotos dizem. No atual MotoGP, com o ‘holeshot’, eletrónica, anti-wheelie e outras características, é difícil fazer a diferença, exceto durante a travagem. A aerodinâmica também desempenha um papel na travagem. Os pilotos são forçados a esforçar-se mais durante a travagem, razão pela qual vemos frequentemente o Márquez cair para a frente.”
Refletindo sobre a recente corrida em Mandalika, Suppo comentou sobre as ultrapassagens arriscadas e o elevado número de quedas. “Isso indica que pilotos como o Martín caíram porque erraram por um metro. Sete dos vinte e um pilotos na grelha caíram, e é evidente que é uma pista onde cometer erros é fácil, forçando os pilotos a fazer ultrapassagens mais arriscadas.”