Está completado o primeiro dia de testes oficiais durante a época do Mundial de Moto3. David Alonso saiu de Jerez com o melhor tempo desta terça-feira, depois de no GP de Espanha de domingo ter sido condicionado por uma queda que o impediu de dar continuidade ao domínio que teve até à qualificação.
E no dia de testes, o colombiano continuou a mostrar a sua velocidade no sul de Espanha. Na primeira sessão, foi o único a rodar no 1m44s para superar Matteo Bertelle (Rivacold Snipers Team/Honda) por 0,509s. Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) fez o terceiro tempo, com Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) em quarto e Stefano Nepa (LevelUp-MTA/KTM) em quinto.
OS tempos melhoraram na segunda sessão, em que mais uma vez Alonso (CFMoto Aspar) esteve um passo à frente: rodou em 1m43,948s e assim ficou 0,710s na frente de Luca Lunetta (SIC58 Squadra Corse/Honda). O outro piloto da equipa de Paolo Simoncelli, Filippo Farioli, foi terceiro, sendo David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) quarto e Nepa quinto novamente. Em sexto, Veijer ficou já a mais de um segundo do líder.
E foi o holandês a ditar o ritmo na terceira e última sessão. Apesar de ter feito o seu melhor tempo pessoal e segundo no absoluto do dia, não foi suficiente para superar o registo de Alonso na sessão anterior. O colombiano ficou em segundo, sendo Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) terceiro, Yamanaka quarto e Nicola Carraro (LevelUp-MTA/KTM) quinto.