No fim de semana da Fórmula 1 em Abu Dhabi, rumores inesperados começaram a circular: Lewis Hamilton, o famoso piloto da Mercedes, estaria interessado em adquirir as equipas de MotoGP da KTM. As especulações sugeriam que o heptacampeão de F1 poderia assumir o controlo da Red Bull KTM Factory Racing e da equipa satélite Tech3. No entanto, estas alegações parecem estar muito distantes da realidade.
O contexto financeiro da KTM
A KTM enfrenta atualmente desafios financeiros significativos, incluindo passivos de 1,8 mil milhões de euros e uma redução no número de funcionários para 3.700. Com a produção suspensa nos primeiros dois meses do próximo ano, surgiram questões sobre a viabilidade de manter duas equipas de MotoGP, cujo orçamento anual ronda os 40 milhões de euros. Este cenário abriu espaço para rumores sobre a possível entrada de investidores externos.
Hamilton como «salvador»?
Durante o evento em Abu Dhabi, fontes não identificadas sugeriram que Hamilton poderia ser a solução para os problemas da KTM. As alegações incluíam a aquisição da equipa de fábrica Red Bull KTM e da Tech3, com pilotos como Brad Binder e Pedro Acosta continuando sob a sua alçada. No entanto, a ideia carece de fundamentos sólidos e ignora vários obstáculos logísticos e contratuais.
Razões para o ceticismo
- Compromissos em curso:
A KTM tem contratos em vigor com a Dorna para a MotoGP até 2026 e com a Tech3 por mais dois anos. - Prazos apertados:
O calendário apertado para os testes em Sepang e o início da temporada no GP da Tailândia torna qualquer negociação impossível de concluir a tempo. - Parcerias existentes:
A Red Bull mantém o patrocínio das equipas da KTM, comprometendo-se com a MotoGP pelo menos até 2025, enquanto Hamilton tem uma longa associação com a Monster, um dos principais concorrentes da Red Bull. - Política da Dorna:
Em caso de dificuldades financeiras, as vagas na grelha são normalmente retomadas pela Dorna, e apenas em circunstâncias excecionais é permitida a transferência para um novo investidor. - Rejeição pelas partes envolvidas:
Hervé Poncharal, diretor da Tech3, classificou as alegações como “completamente absurdas”. Fontes internas da KTM também expressaram surpresa, reiterando que a Red Bull continua a ser o principal parceiro.
O Compromisso da KTM com a MotoGP
Apesar das dificuldades financeiras, a KTM já está a planear a próxima temporada, com eventos programados e custos operacionais pagos para os testes e as primeiras corridas. Hervé Poncharal reafirmou que a equipa continua motivada e comprometida: “Estamos prontos para a temporada de 2025, a brilhar em laranja.”
Enquanto os rumores persistem, os factos indicam que a KTM está focada em ultrapassar os desafios de forma independente. Quanto à ideia de Lewis Hamilton assumir o controlo das equipas de MotoGP, parece ser apenas mais uma história fantasiosa que não resiste a um exame mais atento.