A KTM está de volta ao mercado das motos desportivas de estrada com a confirmação da 990 RC R, uma moto de dois cilindros paralelos preparada para a temporada de 2025. Após anos de rumores e imagens de espionagem, a nova moto foi finalmente revelada, destacando-se com carenagens em preto e branco, asas e uma traseira inspirada na MotoGP.
A 990RC R será alimentada por uma versão compatível com Euro5+ do motor LC8c, semelhante ao utilizado na 990 Duke, produzindo 126.2 cv e 103nm de torque. A moto estará disponível em versões standard e Track, sendo que a versão Track contará com componentes de alto desempenho e será lançada no segundo trimestre de 2025.
A KTM afirma que a 990RC R foi projetada para ‘as exigências práticas da estrada’ com menos pressão nos pulsos e apoios de pés ajustáveis. A moto pesa apenas 57 kg, com uma estrutura de aço desenhada para desempenho e um equilíbrio de peso voltado para a frente.
O lançamento marca o retorno da KTM ao segmento das motos desportivas legais para a estrada desde a RC8 V-twin, que saiu de produção em 2016. As 990RC R começarão a ser produzidas em Mattighofen, Áustria, no início de 2025, equipadas com suspensão WP Apex e travões Brembo.
A KTM espera que a 990RC R se destaque no ressurgente mercado de motos supersport, competindo com modelos como a Honda CBR600RR e a Ducati Panigale V2.
A fabricante austríaca anunciou, ainda, que as 990 começarão a sair da linha de produção em Mattighofen, Áustria, no início de 2025, equipadas com suspensão totalmente ajustável WP Apex de cartucho aberto, levando a rodas de alumínio fundido de cinco raios envoltas em pneus Michelin.
Os travões Brembo estarão presentes em ambas as extremidades – sem dúvida equipados com ABS sensível à inclinação em curva, como na atual 990 Duke. Ainda não se sabe exatamente quais pneus serão usados, com o protótipo aqui visto usando slicks.