A KTM é uma marca que gosta de renovar as suas motos em curtos espaços de tempo depois de serem lançadas. A empresa foi recentemente observada a testar um trio de modelos da próxima geração, numa altura em que se aproxima a época de lançamento dos modelos de 2025.
Em primeiro lugar, temos talvez a moto de aventura de alta cilindrada mais extrema da KTM em muitos anos, na forma de um modelo que provavelmente terá o nome de 1390 Rally. Já sabemos que o motor “1390 ″ da KTM obtém um aumento de potência adicional e está definido para se espalhar pela gama de modelos com motor bicilindrico da empresa. Foi lançada para o ano de 2024 na 1390 Super Duke, pelo que é lógico esperar que apareça numa 1390 Super Adventure em 2025.
O novo modelo Rally, no entanto, é mais uma surpresa. Embora a KTM já tenha fabricado motos de rali com motor bicilindrico de grandes dimensões, desde os tempos da 950 Rally, nos últimos anos tem-se orientado mais para a “aventura” do que para o desempenho todo-o-terreno hardcore. Este novo protótipo sugere, no entanto, um regresso à era da 950 Rally, com um estilo claramente inspirado nas motos Dakar da empresa.
Passando para o próximo protótipo da lista, a 1390 Super Adventure S é uma substituta lógica da atual 1290 Super Adventure S e, mais uma vez, muitos componentes do modelo atual são transportados para a máquina da próxima geração.
Mais uma vez, faz sentido que a Super Adventure adopte o motor 1390 bicilindrico da mais recente Super Duke, embora de forma desafinada, mas não há necessidade de redesenhar completamente o quadro ao qual está aparafusado. Como tal, as peças visíveis, incluindo a suspensão, o braço oscilante, os travões e o subquadro do assento, parecem ser todas iguais às da moto atual. As grandes mudanças estão no estilo, com uma aparência ainda mais angular para a nova máquina, bem como uma interpretação do mais recente design de faróis da KTM, com secções de faróis “flutuantes” emoldurando um par de faróis centrais empilhados.
Por fim, o fotógrafo da CycleWorld detectou um protótipo inacabado de um modelo mais volumoso orientado para as viagens, a que chamamos 1490 Super Adventure. Mais uma vez, segue alguns dos temas habituais da Super Adventure – os depósitos de combustível montados lateralmente e a posição de condução elevada – mas é claramente uma moto orientada para a estrada, com jantes de 17 polegadas à frente e atrás, em vez das habituais jantes de 19 ou 21 polegadas associadas ao mercado de “aventura”. Mais uma vez, o subquadro do assento e o quadro parecem ser partilhados com a atual 1290 Super Adventure, mas há um novo braço oscilante – que parece ser um protótipo e não uma peça de produção – e um escape com aspeto muito temporário.
Fonte:https://www.cycleworld.com/motorcycle-news/ktm-1390-rally-super-adventure-and-1490-model-spy-shots/