• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 12, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

KTM poderá estar prestes a lançar uma moto com compressor sobrealimentado e assistência elétrica

by Redação
Setembro 25, 2025
in Noticias de Motos
0
KTM poderá estar prestes a lançar uma moto com compressor sobrealimentado e assistência elétrica
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O regresso da sobrealimentação às duas rodas começou em força com a Kawasaki Ninja H2, mas durante anos nenhuma marca ousou responder. Isso mudou recentemente, com a Honda a apresentar o seu sistema de compressor elétrico no protótipo V3R e a Yamaha a patentear o seu E-Turbo. Agora, a KTM junta-se a este movimento com uma nova patente que revela um conceito inédito: um compressor mecânico assistido eletricamente.

Segundo a documentação, o compressor da KTM é acionado de forma tradicional pelo virabrequim, mas integra uma embraiagem elétrica que o pode desacoplar. Quando isso acontece, um motor elétrico assume a função de colocar o compressor em rotação, garantindo resposta imediata em regimes baixos, onde a sobrealimentação mecânica seria menos eficaz. Existe ainda um terceiro modo híbrido, em que tanto o motor de combustão como o motor elétrico trabalham em conjunto para otimizar a performance.

RelatedPosts

Valentino Rossi afastado da equipa de resistência da BMW no WEC

Superbikes terão teste adicional em Portimão na abertura da “temporada europeia”

Rough Crafts transforma a BMW R12 nineT numa obra única inspirada no Porsche 911 clássico

Este sistema tem ainda uma vantagem clara sobre o conceito da Honda: quando o motor elétrico não está a atuar, pode funcionar como gerador, recarregando a bateria. Isto permite que a KTM utilize uma bateria mais pequena e leve, reduzindo o peso global da moto e tornando o sistema mais eficiente. Assim, consegue conjugar o melhor de dois mundos — potência instantânea e baixo impacto em termos de peso e autonomia.

O alvo imediato da patente parece ser um monocilíndrico de enduro, mas o design é suficientemente versátil para ser aplicado em vários motores da marca austríaca. Nos modelos de menor cilindrada, em particular, esta solução poderá ser uma forma de aumentar a potência e reduzir emissões, num momento em que as normas ambientais europeias se tornam cada vez mais restritivas.

Comparado com o E-Turbo da Yamaha — que recorre a um motor elétrico apenas para eliminar o atraso do turbo até o escape assumir — e com o compressor totalmente elétrico da Honda, o sistema da KTM posiciona-se como uma solução intermédia, mais leve, flexível e capaz de conjugar desempenho com eficiência. Caso chegue à produção, pode tornar-se a referência em sobrealimentação no motociclismo.

A grande incógnita está em quando e em que modelo a KTM poderá estrear esta tecnologia. Para já, a patente mostra apenas a aplicação num motor de enduro, mas os indícios sugerem que esta inovação pode marcar o futuro das gamas de estrada e competição da marca.

Especificações-chave do sistema patenteado (KTM)

  • Tipo de sobrealimentação: Compressor mecânico com assistência elétrica
  • Modos de funcionamento: Mecânico, elétrico, híbrido
  • Função extra: Geração de energia para a bateria
  • Aplicação inicial prevista: Monocilíndrico de enduro
  • Objetivos principais: Mais potência, resposta imediata e menores emissões

Imagens: CycleWorld

Related

Rough Crafts transforma a BMW R12 nineT numa obra única inspirada no Porsche 911 clássico

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Rough Crafts transforma a BMW R12 nineT numa obra única inspirada no Porsche 911 clássico

A Rough Crafts volta a mostrar porque continua entre os ateliers mais influentes da personalização mundial. Desta vez, pegou na BMW R12 nineT e levou-a para um território...

Read moreDetails

Rieju X-Over 357 e 125 promete inovar, com novo conceito crossover que junta cidade, aventura e liberdade

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Rieju X-Over 357 e 125 promete inovar, com novo conceito crossover que junta cidade, aventura e liberdade

A Rieju prepara-se para lançar a X-Over, uma scooter que nasce com um propósito muito claro: unir a mobilidade do dia a dia ao prazer de explorar novos...

Read moreDetails

Harley-Davidson X440T é “uma pequena XR” com atitude bem própria

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Harley-Davidson X440T é “uma pequena XR” com atitude bem própria

A Harley-Davidson apresentou na Índia a nova X440T, uma evolução marcadamente mais desportiva dentro do seu segmento abaixo dos 500 cc. O modelo recupera vários traços da estética...

Read moreDetails

Problema nos depósitos de combustível nalguns modelos KTM e Husqvarna de 2024 leva marcas a convocar recall

by Redação
Dezembro 11, 2025
0
Problema nos depósitos de combustível nalguns modelos KTM e Husqvarna de 2024 leva marcas a convocar recall

Foi identificada uma situação que afeta determinados modelos da KTM e da Husqvarna produzidos entre o final de 2023 e os primeiros meses de 2024. O ponto em...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Honda CBR500R para 2026 traz E-Clutch e nova atitude inspirada na Fireblade: Mais equipada e carácter mais desportivo

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
Honda CBR500R para 2026 traz E-Clutch e nova atitude inspirada na Fireblade: Mais equipada e carácter mais desportivo

26YM Honda CBR500R

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.