Jorge Martín foi ontem terceiro na corrida Sprint do GP das Américas de MotoGP e, apesar de ainda faltar a corrida principal, é quase certo que o piloto da Prima Pramac vai sair de Austin como chegou: no topo do campeonato.
Com os resultados de sábado, o espanhol dilatou o seu avanço para 24 pontos, sendo agora Enea Bastianini (Ducati) o segundo classificado. Com a vitória na corrida principal a valer 25 pontos, seria necessário o italiano ganhar e Martín ser 15.º ou pior para ser ultrapassado.
Brad Binder (Red Bull KTM) é terceiro a 25 pontos de distância, pelo que o máximo que pode fazer é igualar o atual líder do campeonato. O que não irá acontecer de certeza é Francesco Bagnaia (Ducati) alcançar o seu rival na luta pelo título do ano passado, uma vez que tem menos 28 pontos.
É mais uma prova de que o começo de temporada está a ser forte para Martín. O espanhol ainda não falhou o pódio este ano, nem nas corridas Sprint, nem nas corridas principais, somando já 67 pontos quando ainda não está concluído o terceiro GP.