Liderança de Jorge Martín no treino do GP da Tailândia de MotoGP. O piloto da Prima Pramac foi o mais veloz desta sexta-feira em Buriram, apesar de não ter evitado uma queda no fim da sessão. Miguel Oliveira voltou a terminar em último lugar.
Ao contrário do FP1 matinal, esta era uma sessão em que os tempos por volta importavam. No início, Fabio Di Giannantonio (Gresini/Ducati) liderou na frente de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), enquanto alguns pilotos viram voltas canceladas por excederem os limites de pista.
Para Francesco Bagnaia, as coisas não começaram da melhor forma. O piloto da Ducati queixou-se de um problema relativo ao travão dianteiro e perdeu algum tempo na fase inicial.
O homem que se seguiu no topo foi Quartararo, perseguido pela dupla da Gresini: Fabio Di Giannantonio e Álex Márquez… com o espanhol a subir à liderança na sua quarta volta lançada. A 41 minutos do fim, Brad Binder (Red Bull KTM) ameaçou subir ao topo, mas ficou em segundo.
A 35 minutos do fim, Maverick Viñales (Aprilia) tirou Álex Márquez da frente da tabela de tempos. O #73 viria também a ser batido por Di Giannantonio já na segunda metade da sessão.
O cronómetro apontava cerca de 12 minutos para a bandeira de xadrez quando mais um piloto liderou a tabela: Binder. Nos minutos seguintes existiram algumas mexidas. O sul-africano foi batido por Viñales e Johann Zarco (Prima Pramac/Ducati). O francês foi pouco depois ultrapassado por Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team/Ducati).
Novas mexidas nos últimos três minutos. Viñales foi destronado por Martín, enquanto Aleix Espargaró se colocou em terceiro. Martín caiu logo depois de chegar ao topo da tabela, num incidente ocorrido na curva três.
Nada mais alterou até ao fim, com Martín a liderar 0,098s na frente de Viñales. Aleix Espargaró foi terceiro, Zarco acabou em quarto e Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team/Ducati) foi quinto na frente do colega Bezzecchi.
Depois dos contratempos no início, Bagnaia foi sétimo e assim está de volta aos apuramentos diretos para a segunda fase da qualificação. O mesmo conseguiram também Quartararo, Binder e Augusto Fernández (GasGas Tech3/KTM) entre as oitava e décima posições do treino. Em 11.º, Marc Márquez (Repsol Honda) falhou o objetivo por 0,065s.
À semelhança do primeiro treino livre, Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team/Aprilia) nunca teve argumentos para lutar por posições muito adiantadas. Voltou a sofrer dificuldades e a acabar na última posição a 1,278s da dianteira.